A fiscalização do Transporte Urbano do Distrito Federal (DFTrans) apreendeu quatro veículos realizando transporte ilegal de passageiros na manhã desta terça-feira (27/7), na segunda(26/7), o número foi de 11 carros removidos para o depósito do Departamento de Trânsito (Detran).
De acordo com a assessoria de comunicação do DFTrans, a greve dos rodoviários de Águas Lindas não influenciou o número de apreensões. Ao contrário do que ocorreu na greve geral dos motoristas e cobradores do DF, quando piratas foram temporareamente autorizados a rodar, desde que cobrassem o mesmo preço da linha de ônibus correspondente, desta vez não haverá afrouxo na fiscalização. A assessoria do órgão informou, também, que na ocasião, quaisquer tipos de abusos foram coibidos pela fiscalização, como a inadequação dos equipamentos de segurança e cobrança excessiva do valor das passagens.
A multa para o motorista que for flagrado praticando transporte pirata varia de R$ 2 a R$ 5 mil, dependendo da reincidência. O proprietário do carro só pode retirar o veículo do depósito do Detran com o pagamento da multa.
Todos os dias, fiscais do órgão realizam ações contra a ilegalidade em diversas cidades do DF. O primeiro passo é o mapeamento da região, seguido pelo registro fotográfico e gravações dos infratores.