Jornal Correio Braziliense

Cidades

Manifestantes têm o prazo de meia hora para sair da DF-128

Mais de 20 viaturas da Polícia Militar foram enviadas, por volta de 11h40 desta terça-feira (27/7), à DF-128, que dá acesso a Planaltina de Goiás, para a desocupação da pista. Os policiais estabeleceram o prazo de 30 minutos para a saída dos manifestantes, mas eles informaram que sairão de forma pacífica após a mobilização da PM.

Cerca de 40 pessoas passaram a noite de segunda (26/7) no local, e, hoje pela manhã, queimaram mais pneus, o que gerou mais fumaça na via. Por volta de 11h50, eles já haviam retirado a tenda, montada na pista. A PM isolou a área ocupada pelos manifestantes.

Por volta das 12h, quando o prazo foi encerrado, os policiais militares seguiram em direção ao protesto. Os manifestantes caminharam em direção à polícia de mãos erguidas para mostrar que não queriam confronto. Os policiais recuaram, mas, mesmo assim, chamaram a Rotam e o Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), que fez uma barreira de escudos.

Então, os manifestantes se dividiram nos dois lados da pista depois dos acostamentos. Eles tentaram negociar com a polícia para continuar uma caminhada, que não foi autorizada. O prefeito de Planaltina de Goiás, José Neto, também tentou negociar com os policiais de mãos dadas com uma criança de oito anos, que foi autorizada pela mãe a participar da ação.

A Polícia permanece no local, apoiada com quatro cachorros de guarda. O Corpo de Bombeiros contém o fogo dos pneus e galhos, que foram produzidos pelos manifestantes.

Aguarde mais informações