Um ônibus da Administração Regional de Brasília foi até a Esplanada na manhã desta quarta-feira (21/7) devolver os bens dos índios que estão acampados no local. Os objetos foram recolhidos no dia 10 deste mês, pela Polícia Militar.
[SAIBAMAIS]Por volta das 10h, apenas as roupas deles foram entregues. O dinheiro, documentos, material de artesanato, barracas, colchonetes, um fogão e outros itens não foram devolvidos. Nenhum funcionário da Fundação Nacional do índio (Funai) apareceu para conversar com eles.
Os índios estão sem comida e não têm como preparar nada, já que o fogão recolhido não foi devolvido. De acordo com o assessor dos indígenas, Mauro Marques não houve ato de apreensão. "No dia 10 não foi entregue uma lista com os itens que foram levados", explicou o assessor.
Ato simbólico
Os indígenas estão organizando para o dia 9 de agosto, Dia Internacional dos Povos Indígenas, um grande ato simbólico. "Não é uma comemoração, pois não temos nada para comemorar. Mas, queremos reunir muitas pessoas", disse o índio Vieira da tribo Guarani, morador do DF.
Segundo informações dos indígenas, desde o dia 10 chegaram três ônibus com mais pessoas para ficarem acampadas no local. Ao todo são cerca de 333 índios na Esplanada.