Jornal Correio Braziliense

Cidades

Indígenas acampados na Esplanada dos Ministérios terão bens devolvidos nesta quarta

Os pertences dos indígenas acampados na Esplanada dos Ministérios, apreendidos no dia 10 deste mês, serão devolvidos nesta quarta-feira (21/7). Em uma reunião no Ministério Público, às 14h desta terça-feira (20/7), entre o advogado dos manifestantes, Ulisses Borges, e representantes da Fundação Nacional do Índio (Funai), da Polícia Militar e do GDF, ficou definido que uma liderança indígena deverá buscar os bens do grupo às 9h de amanhã na Vila Planalto, em um depósito da Subadministração de Brasília.

[SAIBAMAIS]Um caminhão da Companhia Imobiliária de Brasília (Terracap) será utilizado para levar os pertences novamente à Esplanada. Segundo o advogado Ulisses, a operação só não foi realizada nesta segunda porque o local onde os objetos estão guardados fecha às 16h, horário em que a reunião acabou.

Quanto às reivindicações feitas pelos índios, nada mudou. O grupo garante que vai continuar acampado até, pelo menos, as pautas do movimento serem discutidas com o Ministério da Justiça, sem data definida.

Reinvindicações
Os líderes indígenas exigem a revogação do Decreto n; 7.056, assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 28 de dezembro último, dispondo sobre a reestruturação da Fundação Nacional do Índio (Funai). Eles reivindicam ainda nomeação de um representante indígena em lugar do atual presidente do órgão Márcio Meira e a criação do Conselho Nacional dos Direitos Indígenas, composto exclusivamente por índios.