Jornal Correio Braziliense

Cidades

Com intervenção da primeira-dama, empresa é autorizada a permanecer em área irregular

O espaço seria removido hoje (20/7) pela Agefis

Uma área pública ocupada pela empresa UTI Vida, no Lago Sul, que seria removida pela Agência de Fiscalização do Distrito Federal (Agefis) na manhã desta terça-feira (20/7), não pôde ser retirada. De acordo com o órgão, a empresa não tinha a documentação necessária para ocupar o local. No entanto, o administrador do Lago Sul, César Lacerda, assinou, em cima da hora, uma autorização que garante à empresa até 120 dias para desocupar a área.

Antes do início da operação da Agefis, a empresa alegou que havia apresentado uma documentação. No entanto, o órgão não estava reconhecendo a validade do documento. Então, o administrador do Lago Sul foi convocado e assinou a licença de uso. A primeira-dama do DF, Karina Rosso, também esteve no local para apoiar a empresa. Ela disse que enquanto estivesse lá nada seria removido. Para a esposa do governador, a empresa não incomoda a vizinhança e, por isso, não tem motivo para sair de lá.

De acordo com o auditor fiscal da Agefis, Ronald Freitas, a ação foi suspensa apenas porque a administração concedeu a autorização. Ronald afirma que, com o documento, a administração se responsabiliza pelo caso. A assessoria de imprensa da Agefis garantiu que após o prazo, o local será fiscalizado novamente e, caso a empresa ainda esteja lá, será removida.

O diretor da UTI Vida, Carlos Alberto Castellanos, afirma que possui toda a documentação necessária para utilizar a área, na qual está há cerca de 20 anos. "Estamos sendo tratados como bandidos, mas pagamos todos os impostos", queixa-se, acrescentando que o Lago Sul é o ponto escolhido para o estacionamento das ambulâncias por estratégia. "É o melhor ponto da cidade para para saídas rápidas de emergência, no Plano Piloto ou nas outras cidades. É uma questão logística, nós prestamos um serviço que é para benefício da população".

A gerente geral empresa, Neide Coelho, explica que a empresa já tem um novo lugar pra utilizar de estacionamento. "Mas a mudança demora um pouco, por isso pedimos ess prazo", afirma.

O espaço utilizado pela UTI Vida possui, aproximadamente, 400 metros quadrados de área cercada na QI 9 Conjunto 1 Casa 16. O local é ocupado por ambulâncias e também possui uma cobertura de 150 metros quadrados para abrigar os veículos.