Adolescentes que cumprem medidas socioeducativas serão beneficiados com o projeto de incentivo à leitura do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT). A iniciativa é da Promotoria de Justiça da Infância e Juventude (PDIJ) e pretende arrecadar livros usado, que serão doados aos centros de internação de adolescentes no DF.
De acordo com o promotor da PDJI, Renato Varalda, após vistorias aos centros de internação de menores no DF, constatou-se que os internos não tinham acesso a livros. "Os adolescentes chegam a passar 23 horas do dia confinados em uma cela, saindo apenas para o futebol. Em todo o restante do tempo, esses jovens ficam sem atividades. O Estatuto cobra que toda criança tem direito a educação, cultura e informação, o que não está havendo", contesta o promotor.
Um menino com uma bíblia chamou a atenção de Renato Varalda dentro de uma das casas de internação. "O único livro que a gente encontrou com eles foi esta bíblia, que era passada de um por um entre os que queriam ler. Foi assim que nasceu a ideia do projeto Incentivando a Leitura", explica o diretor.
As doações podem ser feitas na Promotoria de Justiça de Defesa da Infância e Juventude, localizado na SEPN 711/911, Lote B, Asa Norte. São aceitos livros literários, de ficção e não ficção.