Jornal Correio Braziliense

Cidades

Fundação Athos Bulcão tenta ampliar prazo para desocupação de sede

Termina nesta quarta-feira (14/7) o prazo dado pela Justiça para que Fundação Athos Bulcão desocupe a sede localizada no Setor de Autarquias Norte. A Fundação articula ampliação do prazo.

O pedido de desocupação é um entendimento do Ministério Público na ação de reintegração de posse, baseado na lei do Distrito Federal, que impede instituições privadas de se instalarem em órgãos públicos.

De acordo com a assessoria de imprensa da Fundação, não foi possível articular a mudança nesses dez dias. Hoje, a Fundação tenta uma reunião junto à Secretaria de Cultura e o Ministério Público com o objetivo de estender este prazo, que há princípio é hoje. A ideia é pedir mais 15 dias ou até um mês para que possa ser feito uma mudança para o prédio do Touring, próximo a Rodoviária de Brasília.

A assessoria da Fundação explica que, mesmo assim, o destino é incerto. A instituição ainda espera, desde 2008, o processo de doação de um terreno no Setor de Difusão Cultural, que pertence à Secretaria de Cultura.

[SAIBAMAIS]Entenda o caso

No dia 29 de julho, a Fundação Athos Bulcão foi notificada, por meio do secretário de Cultura, de que deveria desocupar o local. Por descumprir a lei do Distrito Federal que impede que instituições privadas estejam instaladas em órgãos públicos.

Em 2008, a Fundação já havia sido ameaçada com uma ordem de despejo. Na época, o governo ofereceu algumas opções de terrenos à instituição. No entanto, até o momento a doação está em tramitação.