Jornal Correio Braziliense

Cidades

Casos de dengue diminuem no DF, mas número de doentes chegou a 11.060 em 2010

O Distrito Federal contabilizou, de janeiro a 9 de junho, 11.060 casos de dengue em 2010, um aumento de 2873,1% em relação à igual período de 2009. Segundo novo balanço da Secretaria de Saúde, divulgado nesta terça-feira (13/7), nenhum novo caso foi confirmado na última semana.

[SAIBAMAIS]Para o diretor da vigilância ambiental, Laurício Monteiro, é possível afirmar que a tendência é de diminuição de pessoas infectadas no restante do ano. "Conseguimos diminuir mais de 90% o número de casos de dengue no DF", afirma. Segundo ele, a quantidade menor de chuvas contribuiu para a redução nos índices. "As pessoas cuidando melhor do seu quintal, impedindo o desenvolvimento do mosquito aedes aegypti, associado ao clima é que determina a redução dos casos", acredita.

Segundo Monteiro, as ações de combate à dengue continuarão em todo o Distrito Federal durante o ano. "O plano de ação contra a dengue vai continuar e, além disso, a população tem que ficar sempre alerta para que no proximo ano nao enfrentemos mais essa quantidade de casos",alerta.

Casos do DF
Entre as regiões que concentram o maior número de casos está Planaltina (4.618), seguido da Asa Norte (928), Itapoã (688) e São Sebastião com (625). Seis mortes foram confirmadas como sendo decorrentes da dengue. Três óbitos ainda estão sob investigação: a de um morador de Águas Lindas (GO), outro do Guará e Ceilândia. Quatro morreram por dengue com complicação e dois classificados como sindrome do choque de dengue.