No primeiro domingo de campanha oficial, os candidatos ao Governo do Distrito Federal tiveram agenda reduzida. Apenas quatro dos sete concorrentes saíram às ruas. Agnelo Queiroz (PT) e Toninho do PSol fizeram um rápido corpo a corpo com os eleitores. Ricardo Machado (PCO) foi à Esplanada prestar solidariedade ao grupo de 50 índios que permaneciam no local 24 horas depois de a polícia retirar o acampamento deles, que protestavam há seis meses. O destaque ficou por conta do Partido Verde, que lançou oficialmente a candidatura de Rodrigo Brandão ao Palácio do Buriti.
Na manhã de ontem, Brandão subiu em uma embarcação e, acompanhado dos demais integrantes da chapa do PV para o governo local, percorreu o Lago Paranoá. Durante o trajeto, anunciou as intenções para o mandato de quatro anos aos frequentadores dos clubes da região. Os aliados desembarcaram na Prainha do Lago Norte e no Pontão do Lago Sul e partiram para o corpo a corpo com as pessoas que se divertiam no domingo ensolarado.
A forma escolhida para oficializar a campanha de Brandão se deu por conta dos ideais ambientais pregados pelo partido. O percurso pelo espelho d;água foi feito ao lado do candidato a vice-governador, Luiz Maranhão (PV), e de outros nomes da legenda que disputam vagas na Câmara Legislativa e no Congresso Nacional, além de diretores e afiliados do PV. Quando chegaram à Prainha do Lago Norte, muitos deles desceram da embarcação e fizeram um ato simbólico de limpeza da área. Retiraram do local sacos plásticos, latas de alumínio, garrafas e outros dejetos. ;Não nos lançamos apenas para marcar posição. Criamos uma chapa alternativa para ganhar;, disse Brandão.
O petista Agnelo Queiroz escolheu a cidade de Planaltina para fazer campanha neste domingo, onde participou de uma carreata e cumprimentou eleitores em duas feiras da cidades. Restrita à parte da manhã, a agenda terminou com a inauguração do comitê de campanha do PT em Planaltina, onde Agnelo discursou prometendo ;repetir no DF o modelo vitorioso que Lula construiu (no país);.
PSol
Assim como vem fazendo desde o início, o candidato Antônio Carlos de Andrade, o Toninho do PSol, fez corpo a corpo com o eleitorado ontem. ;Quem não é visto, não é lembrado;, disse ele, que caminhou entre as barracas da Feira dos Importados, no Setor de Indústria e Abastecimento (SIA). A vendedora Daiany da Silva Moraes, 18 anos, teve a oportunidade de conhecer pessoalmente um dos candidatos ao GDF. ;Eu acho que já tinha visto ele (Toninho) na televisão, mas não sabia quem era. Esse contato é a chance de a gente avaliar melhor os candidatos;, disse a eleitora de primeira viagem. ;Estou meio aérea, sem saber em quem votar.; À tarde, Toninho esteve no Vale do Amanhecer e no Recanto das Emas.
PCO
O candidato ao governo do DF pelo Partido da Causa Operária (PCO), Ricardo Machado, reservou o domingo para prestar apoio a cerca de 50 índios que ocupavam a Esplanada dos Ministérios desde janeiro. No início da manhã de sábado, os indígenas tiveram suas barracas e pertences recolhidos por cerca de 300 policiais militares, civis e federais. Por volta das 15h de ontem, o candidato do PCO visitou o acampamento. ;A gente veio prestar solidariedade pelas reivindicações dos índios, que são legítimas. É um acampamento pacífico e estamos reivindicando que eles continuem no local;, destacou. Machado criticou a ação violenta da polícia.
Colaborou Camila Magalhães