Jornal Correio Braziliense

Cidades

Domingo foi um dia morno de campanha

Apenas quatro dos sete candidatos ao Palácio do Buriti saíram às ruas ontem. PV fez lançamento oficial de sua candidatura com um passeio de barco no Lago Paranoá

No primeiro domingo de campanha oficial, os candidatos ao Governo do Distrito Federal tiveram agenda reduzida. Apenas quatro dos sete concorrentes saíram às ruas. Agnelo Queiroz (PT) e Toninho do PSol fizeram um rápido corpo a corpo com os eleitores. Ricardo Machado (PCO) foi à Esplanada prestar solidariedade ao grupo de 50 índios que permaneciam no local 24 horas depois de a polícia retirar o acampamento deles, que protestavam há seis meses. O destaque ficou por conta do Partido Verde, que lançou oficialmente a candidatura de Rodrigo Brandão ao Palácio do Buriti.

Na manhã de ontem, Brandão subiu em uma embarcação e, acompanhado dos demais integrantes da chapa do PV para o governo local, percorreu o Lago Paranoá. Durante o trajeto, anunciou as intenções para o mandato de quatro anos aos frequentadores dos clubes da região. Os aliados desembarcaram na Prainha do Lago Norte e no Pontão do Lago Sul e partiram para o corpo a corpo com as pessoas que se divertiam no domingo ensolarado.

A forma escolhida para oficializar a campanha de Brandão se deu por conta dos ideais ambientais pregados pelo partido. O percurso pelo espelho d;água foi feito ao lado do candidato a vice-governador, Luiz Maranhão (PV), e de outros nomes da legenda que disputam vagas na Câmara Legislativa e no Congresso Nacional, além de diretores e afiliados do PV. Quando chegaram à Prainha do Lago Norte, muitos deles desceram da embarcação e fizeram um ato simbólico de limpeza da área. Retiraram do local sacos plásticos, latas de alumínio, garrafas e outros dejetos. ;Não nos lançamos apenas para marcar posição. Criamos uma chapa alternativa para ganhar;, disse Brandão.

O petista Agnelo Queiroz escolheu a cidade de Planaltina para fazer campanha neste domingo, onde participou de uma carreata e cumprimentou eleitores em duas feiras da cidades. Restrita à parte da manhã, a agenda terminou com a inauguração do comitê de campanha do PT em Planaltina, onde Agnelo discursou prometendo ;repetir no DF o modelo vitorioso que Lula construiu (no país);.

PSol

Assim como vem fazendo desde o início, o candidato Antônio Carlos de Andrade, o Toninho do PSol, fez corpo a corpo com o eleitorado ontem. ;Quem não é visto, não é lembrado;, disse ele, que caminhou entre as barracas da Feira dos Importados, no Setor de Indústria e Abastecimento (SIA). A vendedora Daiany da Silva Moraes, 18 anos, teve a oportunidade de conhecer pessoalmente um dos candidatos ao GDF. ;Eu acho que já tinha visto ele (Toninho) na televisão, mas não sabia quem era. Esse contato é a chance de a gente avaliar melhor os candidatos;, disse a eleitora de primeira viagem. ;Estou meio aérea, sem saber em quem votar.; À tarde, Toninho esteve no Vale do Amanhecer e no Recanto das Emas.

PCO
O candidato ao governo do DF pelo Partido da Causa Operária (PCO), Ricardo Machado, reservou o domingo para prestar apoio a cerca de 50 índios que ocupavam a Esplanada dos Ministérios desde janeiro. No início da manhã de sábado, os indígenas tiveram suas barracas e pertences recolhidos por cerca de 300 policiais militares, civis e federais. Por volta das 15h de ontem, o candidato do PCO visitou o acampamento. ;A gente veio prestar solidariedade pelas reivindicações dos índios, que são legítimas. É um acampamento pacífico e estamos reivindicando que eles continuem no local;, destacou. Machado criticou a ação violenta da polícia.

Colaborou Camila Magalhães