Jornal Correio Braziliense

Cidades

Pane deixa 10 mil sem atendimento

Falha na conexão de internet entre órgãos do DF e unidades de Taguatinga, Ceilândia e Rodoviária do Plano Piloto, desde o fim da tarde de quinta-feira, provocou a suspensão de serviços até o início da noite de ontem

Uma pane no sistema dos postos de atendimento Na Hora prejudicou cerca de 10 mil pessoas ontem. O problema, que teve início no fim da tarde de quinta-feira, levou à suspensão de serviços como emissão de Carteira de Identidade, passaporte e consulta a dívidas com a Secretaria de Fazenda ou o Departamento de Trânsito (Detran).

De acordo com o diretor-adjunto do Na Hora, Claudionor Batista, houve falha na conexão de internet entre os órgãos do DF e o sistema das unidades de Taguatinga, Ceilândia e Rodoviária do Plano Piloto. Batista, no entanto, ressalta que ficaram paralisados apenas os serviços que necessitam de consulta on-line aos sistemas do Governo do Distrito Federal. ;O atendimento para informações e entrega de documentos ou formulários permanece normal, por isso não chegamos a fechar os postos;, afirma.

Técnicos trabalhavam para sanar o problema desde a manhã de ontem. A previsão era de que as atividades voltassem ao normal ainda pela tarde. No entanto, até as 19h, quando os postos fecham, o atendimento permanecia paralisado.

Imaculada Oliveira Santos, servidora pública aposentada, foi uma das prejudicadas. A moradora do Guará se dirigiu ao posto de Taguatinga para atendimento no Detran, mas voltou para casa sem ter o problema resolvido. ;É a terceira ou quarta vez que tento ser atendida, mas não consigo. Na semana passada, me disseram que tinha o mesmo problema;, queixa-se Imaculada.

O comerciante Etelpano Garcia Santos também se sentiu prejudicado, após não conseguir ser atendido na unidade da Companhia Energética de Brasília (CEB): ;Vim tentar pedir ressarcimento por um curto-circuito, mas nada estava funcionando;, lamenta.

Os postos Na Hora atendem a cerca de 14 mil pessoas, diariamente, em todo o DF (veja quadro). Ontem, apenas as unidades do Gama e de Sobradinho funcionaram normalmente.

8 anos
O Na Hora completa 8 anos no próximo dia 20. Nesse período, o serviço realizou 8,8 milhões de atendimento. O maior posto, na Rodoviária, já ultrapassou a marca dos 4 milhões de atendimentos desde que começou a funcionar, em 2002

Atendimento diário dos postos

  • Ceilândia ; entre 3,5 mil e 4 mil
  • Gama ; 2 mil
  • Rodoviária do Plano Piloto ; 3 mil
  • Sobradinho ; 1,8 mil
  • Taguatinga ; entre 3,5 mil e 4 mil

Endereços

Ceilândia
QNM 12, via MN 12A, lote 18/20, em frente à praça do Cidadão

Sobradinho
Quadra Central, Bloco 11, lote 07, lojas 16 a 24 ; Serra Shopping

Taguatinga
CNB 12, lotes 11/12, 3; andar ; Shopping Top Mall

Rodoviária
Subsolo da Estação Rodoviária de Brasília, plataforma D

Gama
A.E 01 E/Q 55/56 ; Setor Central ; Gama

Serviço
Horário de funcionamento
Segunda a sexta-feira: das 7h30 às 19h Aos sábados: das 7h30 às 13h