Jornal Correio Braziliense

Cidades

Operação Sol Nascente remove 17 barracos em Ceilândia

Uma força-tarefa realizada nesta quinta-feira (8/7) pela Subsecretaria de Defesa do Solo e da Água (Sudesa) e a Secretaria de Ordem Pública e Social (Seops) removeu 17 barracos de alvenaria em Ceilândia. Todos os lotes estavam habitados.

A operação na chácara 6 do Condomínio Sol Nascente durou aproximadamente quatro horas. As famílias eram notificadas há seis meses que deveriam sair do local. Não houve resistência.

Algumas pessoas foram cadastradas pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Transferência de Renda (Sedest). Depois do cadastro, a Sedest leva as famílias para o endereço que elas pedirem, juntamente com a mudança dos móveis.

Já quem não tem para onde ir pode ser encaminhado ao Albergue Comunitário do governo (AlbeCom). Em último caso as famílias podem receber um auxílio-moradia no valor máximo de R$ 415,00, durante três meses.

Nesta ação participaram 215 agentes da Seops, Sudesa, Polícia Militar, Sedest, Corpo de Bombeiros, Agência de Fiscalização (Agefis), Companhia Imobiliária do Distrito Federal (Terracap), Vara da Infância e Juventude (VIJ), Companhia Energética de Brasília (CEB) e Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb).

Desde de 2007, quando saiu o Decreto n; 27.667, que cria a Força-Tarefa de Combate à Invasão, mais de 14 mil invasões foram removidas. Denúncias podem ser feitas pelo telefone 156.