Jornal Correio Braziliense

Cidades

Agnelo chega cinco minutos antes do fim do prazo para registrar candidatura

Faltando cinco minutos para acabar o prazo para registro das candidaturas às eleições de 2010, Agnelo Queiroz (PT) foi ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Entretanto, apesar do atraso, havia representantes do candidato ao governo do DF já com a senha. Hoje (5/7) foi o último dia para colocar os nomes no páreo.



Ao chegar no TRE Agnelo cruzou com a coligação de Roriz. Eles pararam e se cumprimentaram. "Quero uma campanha civilizada", garantiu Agnelo, que já para esta terça-feira (6/7) tem uma agenda cheia em Ceilândia, das 6h30 às15h. Segundo ele, a coligação não pretende impugnar a candidatura de Roriz, baseada no Ficha Limpa.

Joaquim Roriz (PSC), também deixou para última hora o registro de sua candidatura. Faltando 30 minutos, o grupo que apoia sua candidatura havia chegado. Acompanharam o ex-governador os candidatos à vice, Jofran Freajt (PR), e os dois nomes da coligação ao senado, Maria Abadia (PSDB) e Alberto Fraga (DEM).

Depois de Agnelo, 20 minutos atrasados, chegaram os representantes do Partido Comunista Brasileiro. A candidatura foi registrada, mas será analisada por um juiz, que decidirá a validade.

Mais cedo


O primeiro partido a fazer o registro foi o Partido Socialismo e Liberade (Psol), às 15h40. Estiveram presentes na Justiça Eleitoral os candidatos a governador, Toninho, a vice, Tete Santana, e para deputada distrital, Maninha, além de militantes do Psol.

"O que sentimos do povo é uma vontade de mudança. O Psol vai representar essa mudança", afirma Toninho. Além dos candidatos já citados, o partido registrou os nomes Chico Sant;anna e Jorge Antunes para o senado federal, 21 candidatos para deputados distritais e 11 para deputados federais.

Por volta das 16h40, o Partido da Causa Operária (PCO), foi à Justiça Eleitoral para registrar os candidatos ao pleito deste ano. Para o executivo local, disputará o cargo Ricardo Machado e para vice, Expedito Mendonça. O nome para o senado será Gilson Dobbin. O partido também terá um nome para deputado distrital e outro para federal.

A coligação "Quero Mudar" entre o Partido Social Liberal (PSL) e o Partido Trabalhista Nacional (PTN) registrou as candidaturas, às 17h50, no TRE. Os partidos têm como candidatos ao cargo de governador Newton Lins (PSL) e vice Paulo Vasconcelos (PTN). A coligação também terá dois nomes ao Senado: Milton Tadashi e Sebastião Gerônimo Filho. Para deputado distrital serão 53 candidatos e 7 para deputado federal.