Jornal Correio Braziliense

Cidades

Policiais civis aguardam reunião entre governador e Ministério do Planejamento

Cerca de 300 servidores da segurança do Distrito Federal aguardam a reunião entre o governador do Distrito Federal, Rogério Rosso, e o Ministério do Planejamento, nesta terça-feira (29/6). O encontro marcado para as 16h vai dicutir reajuste para os policiais civis, em greve desde o último dia 19.

O presidente em exercício do Sindicato dos Policiais do DF (Sinpol), Ciro de Freitas, acredita que o encontro deve demorar aproximadamente uma hora. O resultado será divulgado em palanque e discutido em assembleia marcada para esta quarta-feira (30). Segundo a legislação eleitoral, servidores públicos só podem ter aumento até 180 dias antes das eleições, o que significa que os percentuais precisam estar definidos e regulamentados até o último dia deste mês.

A categoria quer um aumento total de 33%, divididos em cinco etapas: 5% em setembro de 2010; 7% em março e 7% em setembro de 2011; 7% em março e 7% em setembro de 2012. Com a paralisação, as delegacias passam a registrar apenas ocorrências em flagrante ou que envolvem morte. A confecção de carteiras de identidade nas delegacias e nos postos do Na Hora fica suspensa, exceto para idosos, portadores de necessidades especiais e gestantes.

Multa
o Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT) determinou a volta imediata às atividades sob ameaça de multar a corporação em R$ 100 mil por dia de greve. A categoria recorreu da decisão, mas o desembargador responsável pelo caso negou o pedido, na tarde de quarta (23/6).