O pedido de intervenção federal no Distrito Federal deverá ser julgado nesta quarta-feira (30/6) pelo Supremo Tribunal Federal (STF). De acordo com a assessoria de imprensa do órgão, a expectativa é que aconteça antes do período de recesso judiciário. A intervenção foi ajuizada, em fevereiro deste ano, pelo procurador-geral da República Roberto Gurgel.
O procurador encaminhou o pedido após a deflagração da Operação Caixa de Pandora da Polícia Federal, que investiga o suposto esquema de propina no Governo do Distrito Federal (GDF). Gurgel defende a medida como forma de resgatar a normalidade institucional e a própria credibilidade das instituições e dos administradores públicos no DF.
Em maio deste ano, o ministro e relator do processo, Cezar Peluso, deu um prazo para que a Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) apresentasse informações depois que a Procuradoria-Geral da República especificou a intervenção no âmbito do Poder Legislativo. Entretanto, durante a tramitação do processo, a CLDF realizou eleições indiretas, que elegeram o Rogério Rosso como o governador da cidade.