Agentes da Delegacia de Repressão a Roubo (DRR) prenderam, na madrugada desta quinta-feira (24/6), sete integrantes de uma quadrilha especializada em roubo de cargas e caminhões no Distrito Federal. Eles eram investigados há quatro meses.
O bando foi detido em flagrante no momento em que levava a carga do último roubo para o Recanto das Emas. Alguns dos acusados vieram de São Paulo somente para cometer os crimes.
No momento da prisão, a quadrilha havia acabado de roubar uma carga, na DF-290, rodovia que liga o Gama a Santa Maria. Alguns deles, armados, renderam o motorista e o passageiro do caminhão, e os levaram para o cerrado. Enquanto isso, a outra parte retirava a carga, que eram frutas e pneus de motocicletas.
O responsável por guardar toda a mercadoria roubada era Jeová Júlio da Silva, 40 anos. Ele é agente penitenciário de Águas Lindas - cidade a 47 km de Brasília. Quem escolhia o caminhão que seria roubado era o chefe do grupo, Jeferson Soares Lucas, 35.
Segundo o delegado-chefe da DRR, Érito da Cunha, a quadrilha é suspeita de ter cometido 12 roubos. "Recolhemos três caminhões cheios de objetos roubados. Foram instaurados 12 inquéritos para apurar os crimes do grupo", disse o delegado.
Alguns estabelecimentos na Fercal, em São Sebastião, Recanto das Emas e Samambaia são suspeitos de comprarem as cargas dos roubos. Se comprovado pela DRR, os donos serão autuados por receptação e podem pegar até cinco anos de prisão.
Apreensão
A polícia apreendeu nove veículos, alguns roubados e outros financiados - mas que não foram pagos -, três revólveres, uma pistola, uma espingarda e documentos para a prática de estelionato. Na casa dos integrantes havia também objetos diversos de outros roubos, como materiais plásticos, comida e pneus.
Os outros integrantes presos foram: Marcelo Aparecido de Souza Pereira, 37, Francisco de Assis Gonçalves, 42, Caio Cesar Vieira Borges, 20, James Garcia Fleipe de Brito, 23, e Deibson Cavalcante Pereira, 24.
A maioria dos acusados já tinha passagem por receptação e roubo. Todos foram autuados por formação de quadrilha armada, roubo, porte de arma, receptação e estelionato.