Jornal Correio Braziliense

Cidades

Seops apreende produtos de comércio ilegal no Cruzeiro

A Secretaria de Estado da Ordem Pública e Social e de Controle Interno no Distrito Federal (Seops) promove, nesta quinta-feira (24/6), uma operação de combate ao comércio ilegal no Cruzeiro, Octogonal e Sudoeste. Nesta ação, já foram recolhidas frutas, óculos e outros objetos.

A operação já apreendeu mercadorias na Feira do Cruzeiro, no Cruzeiro Center e segue agora para os demais locais a serem fiscalizados. Após a apreensão, os produtos seguem para o depósito da Agência de Fiscalização do DF (Agefis). Para retirada, o proprietário deve pegar uma multa e, ainda, apresentar a nota fiscal referente ao produto.

De acordo com a assessoria de imprensa do órgão, o Seops é responsável por manter a ordem pública da cidade e a intenção é retirar da área pública pontos de venda que não possuam autorização prévia. O órgão informa que, muitas vezes, a população não entende o motivo da operação, no entanto, o objetivo é garantir a segurança da comunidade, que pode ser prejudicada de diversas formas com os produtos vendidos de forma ilícita e cumprir a lei.

A Seops afirma que, antes de começar a comercializar, os vendedores precisam de um ponto fixo, uma autorização concedida pela Administração para o funcionamento, além da apresentação da nota fiscal da mercadoria.

Participam desta operação cerca de 60 agentes de diversos órgãos, entre eles, Seops, Conselho Tutelar, Agefis, Polícia Militar, Administrações do Cruzeiro e Sudoeste e Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Transferência de Renda (Sedest).

As operações acontecem regularmente, tanto na área de comércio ilegal, como em erradicação de invasões, fiscalização de puxadinhos, entre outros.