Jornal Correio Braziliense

Cidades

Detran aproveita a Copa para orientar motoristas sobre mistura de álcool e direção

Para alertar condutores e torcedores, o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) realizou, nesta manhã quinta-feira (24/06), das 9h30 às 11h, uma blitz educativa sobre os riscos da mistura entre álcool e direção durante as comemorações dos jogos da Copa do Mundo.

De acordo com o diretor de Educação de Trânsito do o órgão, Marcelo Granja, o objetivo é justamente alertar os condutores em relação a postura correta de não misturar bebida e direção. "Queremos mostrar os riscos, principalmente, porque na Copa é uma confraternização mais familiar. É preciso mostrar o risco de colocar familiares dentro de um veículo e conduzi-lo sob o efeito do álcool", afirma.

Durante a ação, os educadores entregaram panfletos informativos e orientaram os condutores que passaram pelo Eixo Monumental, na altura do Centro Empresarial Brasil 21. "A escolha do Eixo Monumental se deve ao grande fluxo de carros na via", explica.

Marcelo Granja ressalta que as blitzes educativas devem continuar sempre nos dias que antecedem os jogos da seleção. "A ideia é que seja sempre um dia antes, para antecipar os possíveis problemas nas festividades. No dia, já temos a parte das fiscalização", informa.

O diretor de educação disse, ainda, que não são apenas os condutores os orientados; ciclistas e pedestres também recebem alertas. "É preciso envolver ciclistas e pedestres. Temos um dado de que 68% dos pedestres mortos em acidentes de trânsito, estavam embriagados", diz. Para ele, é a reflexão sobre o efeito do álcool que é discutido nas orientações. "Mostramos as consequências e que o álcool atrapalha em qualquer condição, sendo motorista ou pedestre", finaliza.