Jornal Correio Braziliense

Cidades

Quatro empresas de ônibus circulam normalmente esta manhã

Na manhã desta terça-feira (23/6), ônibus das empresas Cooperativa de Profissional Autônomo de Transporte de Samambaia (Coopatram), Cooperativa de Transportes Alternativos do Recanto das Emas (Cootarde), Alternativa e Transporte Coletivo de Brasília (TCB) circulam normalmente.

De acordo com o presidente do Sindicato dos Rodoviários, João Osório, elas não participaram do acordo coletivo. "Apenas a Cootarde e a Coopatram não estavam nas ruas, mas, desde o início da greve, estavam autorizadas a circular", explica.

Tarifa

A posição do sindicato da categoria é favorável ao aumento das tarifas. "O que o governo entender como correto, nós apoiamos, já que eles (governantes) têm os números. Se for necessário o aumento, é justo que seja efetuado", conta o presidente do sindicato.

Negociações

Ainda segundo João Osório, na reunião desta terça-feira (22/6), foi decidido que a greve continua, até que haja acordo com os empresários. O presidente do sindicato da categoria destaca que, hoje, os rodoviários vão se reunir com o governador e, amanhã, haverá nova assembleia para discussões acerca da paralisação.

Multa

O Tribunal Regional do Trabalho (TRT) decidiu nesta terça, que o descumprimento da determinação judicial de manter 60% dos ônibus circulando no Distrito Federal acarretará multa diária de R$ 200mil e não mais R$ 100 mil, como decidido dia 10 de junho. O novo valor passa a valer às 18h de quarta-feira (23/6).

Confira aonde circulam as linhas destas cooperativas:

Alternativa - Brazlândia/Plano Piloto

Cootarde - Recanto das Emas, Samambaia e Gama

Coopatram - Planaltina/Plano Piloto

TCB - Plano Piloto