Os policiais civis do Distrito Federal decidiram, em assembleia na tarde desta sexta-feira (18/6), deflagrar greve, por tempo indeterminado, a partir das 8h deste sábado (19). Cerca de 2 mil pessoas comparecem ao evento no estacionamento número 6 do Parque da Cidade.
Com a paralisação, os serviços nas delegacias ficam prejudicados. "Apenas 30% dos serviços da polícia serão feitos", explica o presidente em exercício do Sindicato dos Políciais Civis do Distrito Federal (Sinpol), Ciro de Freitas. Os agentes vão fazer apenas ocorrências que envolvam flagrantes, crime hediondo ou morte.
Reivindicações
A categoria reivindica reestruturação da carreira e aumento salarial de 33%, divididos em cinco parcelas: setembro deste ano, março e setembro de 2011, março e setembro de 2012. Eles tentam uma negociação há um ano, mas não conseguiram nada .
Na quinta-feira (10/6), os policiais civis fizeram uma paralização por 48 horas. Foram realizados protestos em frente ao Ministério do Planejamento e ao Complexo Cultural Banco do Brasil (CCBB), sede provisória da Presidência da República. Desde às 8h de sábado (12/6), os serviços nas delegacias estão normalizados.