Jornal Correio Braziliense

Cidades

Lei Seca reduziu a quantidade de acidentes de trânsito fatais no DF

Em dois anos de vigência da Lei Seca, menos acidentes fatais ocorreram no trânsito do Distrito Federal. Entretanto, nos últimos 12 meses o número aumentou 2,6% em relação ao primeiro ano, de acordo com dados divulgados pelo Departamento de Trânsito do DF (Detran-DF) nesta sexta-feira (18/6).

No ano anterior à Lei, entre junho de 2007 e junho de 2008, foram registradas 500 mortes causadas por acidentes de trânsito. Desde então, os números foram reduzidos para 422 e 432, nos períodos até junho de 2009 e junho de 2010, respectivamente. Segundo o Detran, os resultados positivos se dão em grande parte pelo rigor da fiscalização, que foi intensificada.

Desde o dia 20 de junho de 2008, até 10 de junho deste ano, mais de 13 mil condutores foram autuados por dirigir sob o efeito do álcool, e cerca de 27% deles foi preso em flagrante. Segundo os dados do Detran, em média, 27 pessoas são autuadas diariamente e 818 por mês. Antes da determinação, em dois anos, apenas 1.786 condutores haviam sido autuados pelo mesmo motivo.

Com a Lei Seca, 3.591 carteiras de habilitação acabaram suspensas e 207 cassadas. Além disso, 7.600 processos foram abertos para apurar os casos de infração à lei.


Perfil

O consumo de álcool é considerado uma das principais causas de acidentes de trânsito no Brasil. O alto número desse tipo de ocorrência levou o Detran a pesquisar o perfil dos envolvidos. Para isso, o órgão submeteu a exames de alcoolemia 263 pessoas envolvidas em acidentes entre julho de 2008 e dezembro de 2009.

A pesquisa revela que os homens que têm de 20 a 39 anos são os principais responsáveis e também a maioria das vítimas de acidentes fatais: 68,4%, independente do teor álcoolico detectado no sangue. Constatou-se ainda que 97% dos acidentes envolvendo condutores alcoolizados ocorrem nos finais de semana, à noite e nas madrugadas.

De acordo com o estudo, 52,2% dos condutores mortos no local dos acidentes haviam ingerido bebida alcoólica, assim como 58,5% dos pedestres. Em relação aos motociclistas mortos, 51% deles estavam alcoolizados no momento do acidente.

Fiscalização

O Departamento de Trânsito promete continuar fazendo as fiscalizações, principalmente no período dos jogos da Seleção Brasileira na Copa do Mundo.

Para esta sexta-feira (18/06), um esquema de blitzes está programado em pontos estratégicos do DF. Duas operações já foram confirmadas pelo órgão. Além da blitz, o Detran vai orientar os torcedores no período da Copa. A partir das 9h30 da próxima quinta-feira (24/06), haverá uma ação no Eixo Monumental para alertar os condutores e pedestres dos perigos da combinação de álcool e direção.

Punições
Os motoristas flagrados alcoolizados ao volante estão sujeitos a punição e a detenção de 6 meses a 3 anos. Eles são, ainda, autuados por infração gravíssima de trânsito e sujeitos ao pagamento de multa de R$ 957,70 e à suspensão do direito de dirigir por 12 meses.