Jornal Correio Braziliense

Cidades

Faturamento do varejo cresce 4,71% em maio

O Dia das Mães e a proximidade com a Copa do Mundo levaram o brasiliense às compras em maio. Segundo pesquisa divulgada ontem pelo Instituto Fecomércio, o faturamento do varejo local no mês cresceu 4,71% na comparação com o mesmo período de 2009. Em relação a abril, os comerciantes venderam 5,30% a mais. No ano, o índice acumula alta de 3,79%.

As lojas de móveis e decoração e de instrumentos musicais foram as que mais se destacaram, com aumento nas vendas de 17,41% e 13,23%, respectivamente, frente a abril. Também apresentaram desempenho positivo os segmentos de vestuário, tecidos, calçados e utilidades domésticas. A única queda expressiva foi observada no ramo de materiais de construção (-16,92%).

Os dados da Fecomércio mostram que a oferta de empregos pelo setor registrou crescimento de 2,70% em relação a abril. Na comparação anual, o percentual ficou em 4,19%. Nas formas de pagamento pesquisadas, as compras à vista corresponderam a 62,25% do total, seguidas das modalidades de cartões de crédito (11,93%) e débito (6,84%) e das operações a prazo (18,48%).

O presidente do instituto, Miguel Setembrino, diz que o setor está otimista para os próximos meses. ;O Dia das Mães emendou com a Copa e isso reanimou os empresários. Acreditamos que o consumo crescerá ainda mais no segundo semestre;, comenta. De acordo com ele, a venda de flores em maio, apesar de não constar na pesquisa, contribuiu bastante para o bom desempenho.

A procura por televisores também ajudou alavancar as vendas. O clima de euforia por conta do Mundial movimentou o segmento de eletrodomésticos. ;Além disso, a facilidade de crédito permitiu compras maiores;, acrescenta o presidente do Sindicato do Comércio Varejista do DF (Sindivarejista-DF), Antônio Augusto de Moraes. A entidade calculou aumento de 6,6% nas vendas em maio.