A Torre de TV, um dos principais pontos turísticos de Brasília, recebe até o final da Copa do Mundo (11/7), uma iluminação especial, com as cores da seleção brasileira, verde e amarela. As luzes podem ser vistas das 18h às 5h.
O designer Marcello Dantas desenvolveu a ideia, custeada por um banco brasileiro, em parceria com a Secretária de Turismo do Distrito Federal (Setur-DF). A mesma ação foi feita em mais seis monumentos outras capitais brasileiras.
Em São Paulo foram escolhidos o Condomínio Conjunto Nacional e dois prédios do banco financiador do projeto. No Rio de Janeiro o jogo de luzes está no Pão de Açúcar; em Salvador, no Forte São Marcelo; em Porto Alegre, na Usina do Gasômetro; em Curitiba, no edifício Itália; e em Belo Horizonte, na Torre Alta Vista.
Segundo a secretária-adjunta de turismo do DF, Jackeyline Reis Mapuranga, a escolha da Torre de TV foi por um motivo bem simples. "Ao mesmo tempo em que o monumento representa Brasília, reúne os habitantes de diferentes classes sociais", explicou Jackeyline.
A iluminação está acima do mezanino - plataforma elevada que permite o movimento das pessoas. No final da copa, a Setur-DF e a Companhia Energética de Brasília (CEB) decidirão pela permanência da iluminação antiga ou a colocação de uma nova, paga pelo governo.