Jornal Correio Braziliense

Cidades

Fiscalização será rigorosa com quem quiser combinar álcool e direção

É o que avisam o Detran e a Polícia Militar aos torcedores, hoje, na estreia da Seleção Brasileira no mundial

A Seleção Brasileira entra em campo hoje pela primeira vez na Copa do Mundo. E os brasilienses apaixonados por futebol aproveitarão a oportunidade para torcer, encontrar os amigos e comemorar. Para não perder um lance do jogo, alguns escolheram fazer churrasco na casa dos mais próximos ou ainda assistir ao jogo em um dos bares da cidade. Mas aqueles torcedores que não dispensam a cerveja durante a partida de futebol deverão encontrar alternativas para se locomover na cidade. O Departamento de Trânsito (Detran) e o Batalhão de Trânsito da Polícia Militar (BPTran) prometem realizar operações de álcool zero nas proximidades dos pontos de concentração, principalmente antes e depois do jogo. A tendência é que a fiscalização fique ainda mais rigorosa conforme a seleção brasileira avance na disputa. Esta é a primeira Copa realizada sob as rédeas da lei seca.

Os órgãos de trânsito ficarão atentos a motoristas embriagados e às imprudências rotineiras. Segundo o gerente de Fiscalização do Detran, Silvaim Fonseca, a Copa do Mundo de 2006 registrou menor número de mortes no trânsito. ;Mesmo com 400 mil veículos a mais nas ruas e um efetivo menor, vamos realocar servidores e realizar as operações nos horários próximos aos jogos. Antes das 15h30, para evitar acidentes causados pela ansiedade de chegar ao destino, e depois, para flagrar a mistura de álcool e volante;, explicou.

Os policiais militares auxiliarão o trabalho do Detran e investirão em uma ronda preventiva. Cerca de 30 policiais deverão aderir ao grupo para intensificar as operações. Segundo o comandante do batalhão, tenente coronel Josias Seabra, os agentes passarão na frente dos bares para marcar presença. Dessa forma, ele espera que as pessoas se sintam pressionadas a maneirar na bebida antes de pegar a condução de volta para casa.

Prestes a completar dois anos de existência, a lei seca ainda flagra os motoristas displicentes. Entre 10 e 13 de maio, o Detran e o BPTran registraram cem motoristas dirigindo sob o efeito do álcool pelas ruas do Plano Piloto, Taguatinga e Paranoá. Desse total, 25 condutores foram flagrados pela Operação Bafômetro, do Detran. Três pessoas foram encaminhadas à delegacia por apresentarem concentração de álcool no organismo superior a 0,34 miligramas por litro de ar expelido dos pulmões. (veja o que diz a lei). Entre sexta e domingo, o BPTran autuou 75 motoristas que misturaram a bebida alcoólica com direção. Um condutor também foi preso em flagrante. Além de terem a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) recolhida, os motoristas estão sujeitos a uma multa de R$ 957,70, e podem ter o direito de dirigir suspenso por 12 meses.