Jornal Correio Braziliense

Cidades

Alunos do CIL de Ceilândia se preparam para ser voluntários na Copa de 2014

O Centro Interescolar de Línguas (CIL) de Ceilândia, realizou no mês de maio, pesquisas e produções de 50 murais relacionados à Copa do Mundo, utilizando todo o conhecimento dos três idiomas oferecidos pela escola.

Os alunos do Centro aproveitaram a época da Copa para aprofundar o conhecimento sobre a maior competição esportiva do planeta e, desenvolveram trabalhos sobre os aspectos sociais, políticos e religiosos dos 32 países que participam do mundial da África do Sul.

Esta é a segunda etapa do trabalho que a escola desenvolve para estimular os estudantes a trabalharem como voluntários no próximo mundial, no Brasil, em 2014. Na primeira etapa, o CIL desenvolveu um jogo de perguntas e respostas que deveria ser respondido na língua estudada pelos alunos. As perguntas foram elaboradas pelos professores e abordaram o conhecimento geral do mundial de futebol.

Projeto

Cerca de 2.014 estudantes do Centro Interescolar de Línguas serão prepaparados pelo projeto um Gol de Educação na Copa. Eles trabalharão como voluntários na recepção aos visitantes estrangeiros que vierem a Brasília para o mundial de 2014.

Para participar do projeto, os voluntários devem estar matriculados nos níveis básicos dos cursos de inglês, francês ou espanhol nas oito escolas públicas de línguas do DF. Duas estão no Plano Piloto (Setor Leste e Elefante Branco) e as demais em Taguatinga, Ceilândia, Guará, Brazlândia, Sobradinho e Gama.

A seleção dos alunos levará em conta aspectos como iniciativa, responsabilidade e desempenho escolar. Os selecionados terão aulas de conhecimentos culturais, geográficos, políticos, culinária de outros países e história do futebol.