Jornal Correio Braziliense

Cidades

Crianças e adolescentes fazem campanha na Esplanada contra exploração infantil

Foi realizada nesta quinta-feira (10/6), em frente ao Museu da República, na Esplanada dos Ministérios, a Campanha Nacional Cartão Vermelho, que visa combater o trabalho infantil. Cerca de 200 crianças e adolescentes atendidos nos Centros de Orientação Socioeducativas (Coses) do Distrito Federal, fizeram que o símbolo da campanha ocupasse uma extensa faixa do gramado.

A ação abriu as atividades do Dia de combate ao Trabalho Infantil (12/6), que foi instituído pela Organização Internacional do Trabalho (OIT). O evento reuniu entidades ligadas à prevenção da exploração da mão de obra infantil, como o Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil, Frente Parlamentar de Defesa dos Direitos de Crianças e Adolescentes e Unicef. Órgãos como os ministérios do Trabalho e Emprego, do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Secretaria de Desenvolvimento Social e Transferência de Renda (Sedest) também participaram.

A OIT incentiva as mobilizações no Dia do Combate ao Trabalho Infantil para alertar a sociedade e os estados para a exploração desta mão de obra. No DF, a Sedest é a responsável por organizar e executar o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti). Além de promover ações de prevenção e enfrentamento desta violação dos direitos humanos de crianças e adolescentes.

Para divulgar o combate ao trabalho infantil, a secretaria elaborou um calendário de eventos que vai até o próximo dia 18. As ações incluem passeatas, panfletagem e conscientização em Ceilândia, Sobradinho, Samambaia, Gama, Brazlândia, Santa Maria e Guará.