Após 63 dias em greve, os cerca de oito mil servidores do Ministério do Meio Ambiente (MMA) ; órgão que inclui o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e o Serviço Florestal Brasileiro (SFB) ; encerraram a paralisação. As atividades serão retomadas nesta quinta-feira (10/6) e as portas do Parque Nacional de Brasília, mais conhecido como Água Mineral, serão abertas amanhã.
Segundo a presidente da da Associação dos Servidores do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis no Distrito Federal (Asibama-DF), Lindalva Ferreira Cavalcanti, o local e as piscinas serão abertas à visitação do público após um ato de encerramento da paralisação. "Quem quiser comparecer ao nosso café da manhã, às 8h, será muito bem-vindo", garante.
De acordo com o presidente da Asibama Nacional, Jonas Corrêa, em assembleia nesta quarta-feira (9/6), a categoria deliberou pelo retorno das atividades. "Decidimos recuar para acumular forças e continuar lutando", diz. Contudo, a retomada das atividades será feita em estado de greve. "O que significa que a qualquer momento podemos retomar a paralisação", explica.
Greve
No dia 7 de abril, os servidores paralisaram as atividades. Eles reivindicam a reestruturação do plano de carreira, bem como reajuste salarial, investimento na qualificação dos profissionais e benefícios aos que atuam em regiões de difícil acesso do país.