Jornal Correio Braziliense

Cidades

Água Mineral será reaberta após fim da greve dos servidores do Ibama

Após 63 dias em greve, os cerca de oito mil servidores do Ministério do Meio Ambiente (MMA) ; órgão que inclui o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e o Serviço Florestal Brasileiro (SFB) ; encerraram a paralisação. As atividades serão retomadas nesta quinta-feira (10/6) e as portas do Parque Nacional de Brasília, mais conhecido como Água Mineral, serão abertas amanhã.

Segundo a presidente da da Associação dos Servidores do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis no Distrito Federal (Asibama-DF), Lindalva Ferreira Cavalcanti, o local e as piscinas serão abertas à visitação do público após um ato de encerramento da paralisação. "Quem quiser comparecer ao nosso café da manhã, às 8h, será muito bem-vindo", garante.

De acordo com o presidente da Asibama Nacional, Jonas Corrêa, em assembleia nesta quarta-feira (9/6), a categoria deliberou pelo retorno das atividades. "Decidimos recuar para acumular forças e continuar lutando", diz. Contudo, a retomada das atividades será feita em estado de greve. "O que significa que a qualquer momento podemos retomar a paralisação", explica.

Greve


No dia 7 de abril, os servidores paralisaram as atividades. Eles reivindicam a reestruturação do plano de carreira, bem como reajuste salarial, investimento na qualificação dos profissionais e benefícios aos que atuam em regiões de difícil acesso do país.