Em reunião na última terça-feira (8/6), o secretário adjunto de Educação, Jacy Braga Rodrigues, e a Comissão de Negociação do Sindicato dos Professores (Sinpro-DF) discutiram a pauta de reivindicações dos profissionais da educação. O encontro manteve o compromisso assumido pelo secretário de Educação, Marcelo Aguiar, de realizar reuniões quinzenais com os representantes dos professores para discutir tais demandas. A próxima reunião deve acontecer ao fim da semana que vem.
Dentre os principais tópicos da reunião, esteve o pagamento ao magistério público e à carreira assistência dos passivos financeiros dos últimos três anos, o que totaliza R$ 17,4 milhões. Do todo, R$ 470 mil já foram pagos e se referiam a diferenças devidas a aposentados e portadores de doenças crônicas. Quanto ao restante, a Secretaria de Educação do DF (SEDF) propôs efetuar o pagamento em seis parcelas, começando em agosto. O anúncio do cronograma de pagamentos será feito após a finalização da negociação entre as secretarias de Educação, Planejamento e Fazenda.
Segundo Jacy, não há previsão exata, mas o cronograma deve sair em 15 dias. "A única certeza é de que nós vamos corrigir essa injustiça", diz. O secretário adjunto ainda afirma que há 8,5 mil pessoas (entre professores e outros profissionais da educação) esperando para receber tais benefícios.
Outra reivindicação,a publicação do edital para a contratação de 400 novos professores, já foi atendida, na última segunda-feira. Na reunião, Rodrigues adiantou aos representantes do Sinpro que a Secretaria de Educação aguarda autorização da Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag) para a realização de concurso público específico para a contratação de orientadores educacionais. A prova ainda não tem data prevista.