Jornal Correio Braziliense

Cidades

Cerca de 3 mil pessoas participam da celebração de Corpus Christi na Catedral

Cerca de 3 mil pessoas participaram da missa de Corpus Christi e da procissão do Santíssimo Sacramento, nesta quinta-feira (3/6), na Catedral Metropolitana de Brasília. Com velas e coros na ponta da língua, pessoas de todas as idades acompanharam a cerimônia celebrada pelo pároco da Catedral, monsenhor Marconi. A celebração acabou por volta das 19h30, depois que todos os fiéis deram a volta na igreja, passando pelo tradicional tapete confeccionado especialmente para a ocasião.

Neste ano, 150 jovens católicos de três grupos religiosos ; Emaús, Segue-me e Shalom ; iniciaram os trabalhos para fazer o tapete, por volta das 7h, e terminaram às 14h. Para os oito quadros, cada um com oito metros, foram usados materiais como palha de arroz, serragem, bisnagas de tinta, sal grosso e areia.

Devido à falta de tempo para desmontar a estrutura usada no 16; Congresso Eucarístico Nacional, o tapete não foi montado ao longo da Esplanada dos Ministérios e a celebração de Corpus Christi ocorreu descentralizada, nas 122 paróquias do DF. Igrejas espalhadas por Taguatinga, Riacho Fundo, Sobradinho e Gama se juntaram por setor para fazer a procissão nas praças da cidade.

Para saber mais

Festa começou na Bélgica
A festa de Corpus Christi surgiu no século 13, na Bélgica, por iniciativa de uma freira chamada Juliana de Mont Cornillon. Ela ocorre sempre na primeira quinta-feira após o domingo da Santíssima Trindade e significa a celebração eucarística, que, para os católicos, representa o corpo e o sangue de Cristo. Em 1247, ocorreu a primeira procissão pelas ruas de Li;ge. A celebração passou a ser anual em todo o mundo no século 14, na época do papa Clemente V. A montagem do tapete é uma tradição iniciada na Europa. No Brasil, a festa foi trazida pelos portugueses em 1549 e as procissões eram a cavalo. A tradição de enfeitar as ruas surgiu em Ouro Preto, Minas Gerais. Em Brasília, a celebração começou em 1961. Os cortejos seguiam da Igreja de Santo Antônio até a de Nossa Senhora de Fátima, ambas na Asa Sul. Atualmente, o Corpus Christi é festejado na Esplanada dos Ministérios.