Jornal Correio Braziliense

Cidades

Cerca de 150 jovens confeccionam tradicional tapete de Corpus Christi na Catedral

Cerca de 150 jovens católicos do Distrito Federal terminaram, por volta das 14h desta quinta-feira (3/6), a confecção dos tradicionais tapetes para a celebração de Corpus Christi na Catedral Metropolitana de Brasília.

Os integrantes de três grupos religiosos - Emaús, Segue-me e Shalom - começaram a confecção do tapete por volta das 7h. Para os oito quadros, cada um com 8 metros, foram usados materiais como palha de arroz, serragem, bisnagas de tinta, sal grosso e areia.

Mais tarde, às 17h, o pároco da Catedral, monsenhor Marconi, celebrará a missa de Corpus Christi. Seguindo a tradição, ele passará por cima do tapete e, em seguida, segue junto aos fiéis para a procissão do Santíssimo Sacramento, em volta do templo. Logo depois, a festa se encerrará com uma missa. Toda a celebração será transmitida ao vivo pela Rádio Nova Aliança 710 AM e 103,3 FM.

Devido à falta de tempo para desmontar a estrutura usada no 16; Congresso Eucarístico Nacional, este anao o tapete não foi montado ao longo da Esplanada dos Ministérios e a celebração de Corpus Christi ocorre descentralizada, nas 122 paróquias do DF. Igrejas espalhadas por Taguatinga, Riacho Fundo, Sobradinho e Gama estão se juntando por setor para fazer a procissão nas praças da cidade.

Para saber mais
Festa começou na Bélgica

A festa de Corpus Christi surgiu no século 13, na Bélgica, por iniciativa de uma freira chamada Juliana de Mont Cornillon. Ela ocorre sempre na primeira quinta-feira após o domingo da Santíssima Trindade e significa a celebração eucarística, que, para os católicos, representa o próprio corpo e sangue de Cristo. Em 1247, ocorreu a primeira procissão pelas ruas de Li;ge. A celebração passou a ser anual em todo o mundo no século 14, na época do papa Clemente V. A montagem do tapete é uma tradição, iniciada na Europa. No Brasil, a festa foi trazida pelos portugueses em 1549 e as procissões eram a cavalo. A tradição de enfeitar as ruas surgiu em Ouro Preto, Minas Gerais. Em Brasília, a celebração começou em 1961. Os cortejos seguiam da Igreja de Santo Antônio até a de Nossa Senhora de Fátima, ambas na Asa Sul. Atualmente, o Corpus Christi é festejado na Esplanada dos Ministérios.