Jornal Correio Braziliense

Cidades

Comissários fundam Associação de Proteção da Infância e da Juventude

Os comissários da 1; Vara da Infância e da Juventude do Distrito Federal (1; VIJ) aprovaram, em assembleia, a iniciativa de fundar uma associação para representá-los e trazer benefícios à categoria. O projeto foi consolidado no Dia dos Comissários de Proteção da Infância e da Juventude (20/5), durante confraternização.

A Associação dos Comissários de Proteção da Infância e da Juventude (ASCOP-DF) será presidida pelo servidor da casa Roney Marcelino da Silva, do Serviço de Gerência de Sistemas de Telecomunicações. O mandato tem duração de três anos e a recondução é permitida pelo mesmo período, mediante voto dos comissários credenciados pela 1; VIJ.

Os comissários de proteção atuam cumprindo determinações judiciais e fiscalizando eventos e locais públicos onde haja a presença de crianças ou adolescentes, a fim de prevenir ou cessar situações de risco envolvendo o público infanto-juvenil.

Capacitação
Ainda este ano, a 1; VIJ deve credenciar aproximadamente 150 comissários de proteção. A primeira etapa é uma seleção curricular, seguida de um curso de capacitação de duração de um mês. Antes do credenciamento, os candidatos têm de passar por um período de experiência de 90 dias em atividades típicas de comissariado, quando serão submetidos à avaliação de seu comportamento.