Jornal Correio Braziliense

Cidades

Hemocentro do DF inaugura primeiro banco de sangue de cordões umbilicais do Centro-Oeste

A Fundação Hemocentro do Distrito Federal (FHB), em parceria com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), inaugurou, na manhã desta terça-feira (1;/6), as instalações do primeiro banco de sangue de cordão umbilical e placentário da região Centro-Oeste, localizado no próprio Hemocentro. A entrega foi feita em sessão solene, realizada pela manhã, e contou com a participação de diversas autoridades, como o Ministro da Saúde, José Gomes Temporão, e o governador do DF Rogério Rosso (PMDB).

Uma equipe do Hemocentro está em treinamento para trabalhar na coleta dos cordões. Segundo a diretora-presidente do Hemocentro, Maria de Fátima Portela, a previsão é de que elas comecem a ser feitas entre 45 e 60 dias. A princípio, as doações ocorrerão nas maternidades do Hospital Regional da Asa Norte (Hran) e Hospital Regional da Asa Sul (Hras).

O material será congelado em uma temperatura de -180 ;C e será utilizado para tratamentos com células-tronco e transplante de medula óssea. O sangue só será retirado com o consentimento das mães, logo após o parto, e serão realizados exames, como de compatibilidade genética, para a utilização do material. "O sangue, coletado dos cordões umbilicais, será utilizado em pacientes que não têm familiares compatíveis, ou, por algum motivo, não conseguem doadores", explica a diretora.

Unidades

No Brasil, existem outros três bancos semelhantes, em Santa Catarina, Campinas (SP) e Ribeirão Preto (SP). Em Pernambuco, Ceará, Pará e Minas Gerais, há previsão de inauguração até o próximo ano. As unidades fazem parde da rede BrasilCord, que tem a finalidade de incentivar e realizar coletas de sangue de cordões umbilicais e placentários em todo o Brasil.