Jornal Correio Braziliense

Cidades

Em palestra, empresário dá receita para ser bem-sucedido

Com olhos atentos e cadernetas nas mãos, mais de 400 pessoas assistiram ontem à palestra de Carlos Wizard Martins, 53 anos, dono da rede Wizard de ensino de inglês, no Instituto de Religião, na 913 Sul. Quem acompanhou evento conheceu a trajetória de sucesso do paranaense que começou lecionando o idioma britânico na cozinha de casa e hoje possui 1,2 mil escolas franqueadas no Brasil, além de 15 mil funcionários contratados.

Wizard aproveitou a oportunidade para orientar as pessoas a acreditarem em si e investirem nas próprias habilidades. ;Costumo fazer uma comparação das pessoas com o iceberg. Quando olhamos um iceberg, vemos apenas 5% de todo o bloco visível. É como alguém que tem uma riqueza escondida e que precisa ser explorada;, explicou.

A primeira escola de inglês do empresário foi inaugurada em 1987 em Campinas, interior de São Paulo. Era uma época de instabilidade política e monetária no país e a maioria dos amigos alertou que era loucura largar o emprego e abrir o próprio negócio. Ainda mais uma escola de idiomas. Ele e a mulher, no entanto, resolveram arriscar e seguiram com a ideia. ;No dia em que conversei com os meus amigos e eles não me deram força, eu cheguei em casa e chorei. Hoje, muitos deles é que estão chorando;, afirmou.

O administrador também despertou no auditório o sentimento de empreendedorismo ao contar, que mesmo trabalhando durante o dia, aceitou dar aulas de inglês para tirar um dinheiro extra. ;A pessoa precisa gostar do que ela faz e acreditar que aquilo vai dar certo. Aqueles que reclamam de serem empregados, ou reclamam de serem donos do próprio negócio não vão seguir em frente;, ensinou.

O tom descontraído predominou durante a palestra. A maioria da plateia era formada por jovens, que se empolgou com o exemplo de conquista do empresário. ;Eu sou estudante de administração e a forma dele administrar é incrível. Como quero abrir meu próprio negócio, vim aqui ver como ele fez;, disse Laila Mileib Rosa, 23 anos.