Jornal Correio Braziliense

Cidades

Governador sela parceria com Entorno em prol da educação

Com o objetivo de integrar o Distrito Federal e o Entorno, o governador Rogério Rosso (PMDB) instalou ontem um Comitê Metropolitano para desenvolver políticas na área de educação em parceria com seis municípios goianos. O grupo ; que une DF, Águas Lindas, Formosa, Luziânia, Novo Gama, Planaltina de Goiás e Valparaíso ; dará apoio ao programa Mais Educação, desenvolvido pelo Ministério da Educação desde 2008, e que visa apoiar projetos de educação integral(1) em áreas de risco social.

Com a parceria, serviços como o aperfeiçoamento de profissionais, oferecido hoje pelo GDF, passarão a capacitar também professores de Goiás. ;Não é possível, por exemplo, que a Secretaria Municipal de Educação de Valparaíso não tenha nenhum tipo de contato com a Regional de Ensino de Santa Maria, uma fica do lado da outra. Temos que buscar essa integração para que a gente possa oferecer não só ao DF, como para toda a região, uma educação melhor;, considerou Rosso. O acordo inclui convênios com os municípios ; envolvendo tanto recursos financeiros para melhoria de estruturas como reforço de capacitação ; no sentido de apoiar o sistema educacional do Entorno. ;Não adianta virar as costas para Goiás se nós sabemos que esses municípios são muito carentes e que a educação lá é tão distante da nossa;, concluiu o governador.

Para o secretário de Educação do DF, Marcelo Aguiar, a criação do comitê é um passo importante para a ampliação e a consolidação da educação integral. No DF, existem 271 escolas do tipo e outras 30 em fase de implementação, totalizando 301 instituições. Dessas, 130 participam do Mais Educação. ;Aqui, teremos um comitê com uma característica particular, ao mesmo tempo intermunicipal e interestadual. Nosso objetivo é colocar em prática todas as recomendações do Ministério da Educação;, afirmou o secretário.

Para a secretária de Educação de Goiás, Milca Severino, com o acordo, será possível acelerar a obtenção dos resultados das políticas públicas implementadas em todos os envolvidos na parceria. ;O que esperamos agora é que não seja apenas mais uma assinatura no papel, mas sim um ato que mude a realidade das cidades que representamos.;

1 - Atividades extraclasse

No modelo de educação integral os estudantes fazem parte da sua formação na instituição de ensino e outra em atividades extraclasse, geralmente desenvolvidas em espaços próximos ao local onde a escola está instalada. São atividades esportivas, culturais e de lazer. Em 2010, o Mais Educação habilitou, em todo o país, 10.042 escolas, sendo 9.907 de ensino fundamental e 135 de ensino médio, para o atendimento de 2,1 milhões de alunos.