Jornal Correio Braziliense

Cidades

Sete agentes do Censo 2010 sofreram assaltos nas ruas do DF

O crime pode comprometer o levantamento

Os 300 agentes escalados para o Censo Demográfico 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no Distrito Federal, estão com medo de sair a campo. Em menos de duas semanas de trabalho, sete deles sofreram assaltos. Eles são visados principalmente pelo equipamento usado para armazenar os dados coletados: o PDA (assistente digital pessoal, na sigla em inglês). A violência pode comprometer o levantamento na capital do país. ;Se isso continuar, corremos o risco de não atingirmos a meta da pré-coleta (15 de junho), o que pode atrasar e muito o trabalho da próxima fase, que é de coletar dados;, afirmou a coordenadora operacional 2010 do Censo no DF, Verônica Santos.

Em todos os casos, os criminosos atuaram de forma parecida. Estavam em duplas e abordaram as vítimas a pé ou de bicicleta. Como os agentes normalmente trabalham sozinhos, viram alvos vulneráveis. Ainda mais que os computadores portáteis acabam confundidos com aparelhos celulares. ;O que a gente quer é que as pessoas entendam que esses equipamentos só servem para fazer a coleta de dados. Não possuem acesso à internet e nem à telefonia;, explicou Verônica.

A coordenadora tem medo de que os casos de violência afastem os agentes censitários do trabalho. ;Graças a Deus não tivemos ainda nenhuma desistência do cargo;, disse. Mas os assaltos recorrentes trouxeram prejuízos imediatos. Além de retardar o trabalho de busca de informações, os dados armazenados se perdem com o aparelho. Os agentes, então, precisam refazer o levantamento. ;O pior é voltar naquele setor em que você sofreu o assalto e correr o risco novamente;, contou uma agente de 32 anos. Ela foi a primeira a ser assaltada, na manhã de 14 de maio na Quadra 201 de Santa Maria (leia quadro). ;Fiquei com tanto medo, que não consegui trabalhar à tarde;, revelou.

Dinheiro emprestado
Cada censitário fica responsável por atualizar o endereço de cerca de 300 casas por dia. Em meio a tantos números e letras, um agente censitário de 24 anos, morador de Valparaíso (GO), ficou perdido no Plano Piloto. Resolveu se sentar em um banquinho da 208 Sul e consultar os mapas. ;Foi então que dois rapazes se aproximaram e anunciaram o assalto. Não vi o rosto deles porque me pediram para não levantar a cabeça. Nem vi se estavam armados;. Mesmo a pé, os homens levaram tudo que a vítima tinha, inclusive o PDA(1). ;Tive de pedir R$ 2 a um jardineiro para a passagem;, lamentou. Ele foi o segundo agente a ser assaltado.

Outra vítima, de 27 anos, disse que ficou traumatizada por conta do assalto. ;Nem fui trabalhar no outro dia;, relatou. Uma colega dela, de 26 anos, reclamou que esperava ser bem recebida pela população, assim como são os funcionários que fazem a medição da água ou de luz. O também coordenador do Censo 2010 Roberto de Figueiredo Ribeiro acredita que as pessoas precisam saber da importância do trabalho dos pesquisadores do IBGE. ;É o Censo que dá subsídios para a implantação de políticas públicas, para quem sabe um dia essas coisas não acontecerem mais;, alertou.

A coordenadora Verônica informou que pediu ajuda à Secretaria de Segurança Pública do DF para que haja uma intensificação de ronda policial nas regiões onde houve os ataques. ;Vamos tentar outras medidas, como ir às ruas em duplas;, adiantou. Segundo Verônica, a Polícia Militar solicitou ao órgão uma cópia do cronograma de atividades dos agentes. O Correio entrou em contato com as assessorias dos dois órgãos, mas não houve retorno até o início da noite de ontem.

1 -
Tecnologia
Serve para armazenar dados, como as antigas agendas eletrônicas, mas com uma capacidade maior. Fazem interconexões com um computador pessoal e uma rede de informática sem fios. Em muitos aparelhos, há a opção de telefonia. No caso dos equipamentos utilizados pelos agentes do IBGE, essas últimas ferramentas estão bloqueadas.

Eu acho...
;O que de fato poderia resolver a situação é o reforço policial. Mas acredito que a divulgação do nosso trabalho, que é de cunho social e importante para a criação de políticas governamentais, possa mudar a situação. Além disso, com ajuda da imprensa as pessoas passam a saber que o equipamento que é utilizado pelos agentes não terá nenhuma serventia para quem o roubou.;
Marcus Vinícius Vieira, 34 anos, coordenador do Censo IBGE em Samambaia.

Caso a caso

14 de maio, 10h30
Uma agente censitária de 32 anos é abordada por dois jovens de bicicleta na Quadra 201 de Santa Maria. Um deles pede o PDA dela (computador de bolso usado para armazenar os dados da pesquisa), enquanto o outro a cerca por trás. Sem alternativa, entrega o equipamento.

18 de maio, 9h
Enquanto um agente de 24 anos busca auxílio de mapas e GPS para realizar o trabalho de cadastro na 208 Sul, dois homens anunciam um assalto. Os criminosos levam o PDA dele, além do celular e da carteira. Ele tem de pedir R$ 2 emprestados para a passagem de ônibus.

18 de maio, 13h30
Uma agente censitária de 27 anos é assaltada na QR 113 de Samambaia. Acaba cercada por dois jovens: um a pé e outro de bicicleta. Um deles simula o porte de uma arma por debaixo da blusa e arranca o PDA das mãos da vítima. A jovem também fica sem a bolsa.

20 de maio, 14h30
Uma censitária de 31 anos é abordada por um jovem de bicicleta em frente à padaria da CR 88 do Vale do Amanhecer, em Planaltina. Ele rouba o PDA e o celular dela. Ao mesmo tempo, outras duas colegas de trabalho acabam assaltadas a poucas quadras.

21 de maio, 14h
Dois jovens, um a pé e outro de bicicleta, cercam uma agente de 26 anos, que faz os registros de residências no PDA. O assalto é na Quadra 115 Samambaia Sul. Além do aparelho, os homens levam a mochila dela.


Para saber mais

* Todos os números de série dos equipamentos adquiridos para o Censo ficam nas operadoras de telefonia. São rastreados se ativados.

* O sistema operacional do aparelho, exclusivo para o trabalho de armazenamento de dados, não consegue ser ativado pela Microsoft.

* Não adianta colocar um chip de outra operadora, pois o equipamento é bloqueado.

* A vida útil da bateria de cada aparelho é baixíssima, já que o aplicativo do Censo sobrecarrega a energia do equipamento.

Fonte: IBGE