Os alunos da Escola Classe Santa Helena, localizada na zona rural de Sobradinho, contam com novas salas de aula e com melhores instalações. A reestruturação foi inaugurada nesta sexta-feira (21/05) às 10h. De acordo com a assessoria de impresa da Secretaria de Educação, as obras custaram R$ 1,1 milhão aos cofres públicos. O órgão explicou que o custo foi alto porque a escola foi demolida para ser completamente reconstruída.
Segundo a diretora, Márcia Araújo, a escola, que existe desde 1963, realizava um atendimento de forma bastante precária as crianças. "Eram quatro salas: duas para aulas e duas adaptadas para direção, coordenação e secretaria", explica.
A instituição atende cerca de 130 alunos da zona rural, entre 3 e 12 anos, e poderá atender mais. "Novas vagas serão abertas porque, agora, contamos com mais salas. Aqueles alunos que pagavam uma van para irem até Sobradinho, como os moradores do Condomínio RK, poderão aproveitar as novas vagas", explica Márcia Araújo. Ela disse que a procura já começou.
A escola conta, agora, com cinco novas salas de aula, uma de recursos com laboratório de informática, uma de leitura e, ainda, salas para a direção e secretaria da escola. Além disso, um parquinho também foi construído. "Antes era tudo adaptado. Assim que cheguei as aulas eram multiseriadas, depois dividimos a sala de leitura da nossa forma para dar aula. Não tinha parquinho e nem muro para nossa segurança", conta.
Durante o período de obras, de acordo com a diretora, os alunos foram realocados em uma salão paroquial da Igreja Bom Jesus dos Imigrantes. Eles eram levados por um transporte escolar até o local. Segundo Márcia, como a escola é localizada em uma área rural só foi feita mudança de rota. "As crianças já contavam com o transporte, apenas mudou o destino", afirma.
Obras
A reestruturação durou cerca de um ano. Segundo a diretora da instituição, ela ficou embargada por um mês, por conta de problemas, mas logo em seguida voltou e não prejudicou os serviços.
"A comunidade está muito satisfeita com a reestruturação, agora poderemos atender de melhor forma as crianças", comemora Márcia Araújo. Com as novas salas, cerca de 70 novas vagas estarão disponíveis do 1; ao 5; ano para os estudantes da região.