Há cinco anos, quando começaram a estudar espanhol no Centro Interescolar de Línguas (CIL) do Gama, Larissa Chrys Pereira dos Santos Pereira, 15 anos, e Bianca Aranha de Lima, 17, não imaginavam que a dedicação e o comprometimento nos estudos as levariam longe. Para o outro lado do Oceano Atlântico, mais precisamente: elas vão para Madri, na Espanha. A oportunidade da viagem internacional surgiu com o concurso promovido pelo jornal espanhol El País.
O projeto Prêmio Jornal El País nas Escolas foi lançado em 2007 para atender alunos da rede pública estadual do Rio de Janeiro. No Distrito Federal, começou em 2008 e teve como primeiro vencedor o Centro de Línguas de Sobradinho. O projeto seleciona o melhor jornal produzido em espanhol pelos alunos da rede pública. Na última edição, em 2009, a escola vencedora do DF foi o CIL do Gama. O prêmio? Duas viagens de cinco dias para a Espanha, sorteadas entre os 10 alunos da turma intermediária que produziram o jornal vencedor do projeto.
Para Larissa e Bianca, a premiação foi uma surpresa. Afinal, é a primeira vez que as estudantes viajam para o exterior. ;Fizemos o jornal para ganhar, mas, no fundo, não esperávamos que seríamos sorteadas;, conta Larissa. Tímidas, as duas garantem que não foi fácil vencer a vergonha e encarar os desafios de repórter. ;No dia em que a Larissa tinha de fazer a entrevista com os jogadores de basquete da Universal, ela cambaleou. Disse que não queria mais ir;, conta Priscila Patrícia, coordenadora do curso de espanhol. Com o apoio da mãe e dos professores, a jovem driblou a timidez e cobriu o jogo oficial ao lado de jornalistas profissionais de grandes veículos locais.
Sebastiana Pereira, mãe de Larissa, não esconde o orgulho que sente de sua única filha: ;Eu fiquei muito feliz, porque seria difícil ela viajar para o exterior. Imagina só, nós dependemos do Bolsa Família para completar nossa renda. Os únicos lugares que conhecemos são Unaí e Paracatu (MG);. Sebastiana trabalha como empregada doméstica e conta que a filha é sua grande motivadora. ;Eu parei de estudar no 2; ano do ensino médio. A Larissa tem me incentivado a continuar. Antes, eu ensinava as coisas para ela; agora, é ela que me ensina;, conta. Ao ver o bom desempenho da filha, Sebastiana ficou também interessada em estudar espanhol. E já pensa em se matricular no Ensino para Jovens e Adultos (EJA) para poder ingressar no Centro de Línguas.
A preparação
Para elaborar o jornal, de oito páginas, cerca de 70 estudantes de espanhol do CIL trabalharam durante um ano com edições El País, utilizadas em sala de aula como instrumento pedagógico para aprendizado e fixação do idioma. Os professores também contaram com um material de apoio pedagógico preparado pela produção do concurso. A tarefa não foi fácil, pois, juntos, alunos e professores tiveram de aprender como deve ser uma notícia, como escolher pautas, pesquisar e elaborar manchetes. ;Para nós, foi muito difícil, porque não temos formação de jornalista. Não sabíamos nem o que era um editorial. Além de preparar as aulas, tivemos que pesquisar vários assuntos do universo da notícia;, conta Marisa do Carmo, professora que coordenou a montagem do jornal. O tabloide vencedor traz, além de entretenimento, notícias sobre temas educacionais, culturais e esportivos.
As professoras responsáveis pelo projeto explicam que as grandes notícias nacionais foram reduzidas para privilegiar as pautas locais. A ideia era que os alunos pudessem apurar os dados pessoalmente. Exatamente com o intuito de aproximar as notícias ao dia a dia dos estudante, Cibele Almeida, vice-diretora do CIL do Gama, conta que, desde o início, os alunos definiram que a IX Semana Hispânica seria a matéria de capa. O evento busca a cultura dos vários países de língua espanhola.
Todo o esforço certamente valeu a pena. Bianca e Larissa embarcam em julho para Madri, em pleno verão europeu. Animada, Bianca acredita que a experiência vai ajudá-la muito a progredir no espanhol. A viagem terá todas as despesas pagas e inclui visitas aos principais pontos turísticos da cidade e também à redação do jornal El País. Durante todo o período, as jovens serão acompanhadas por uma agência de viagem. O representante do escritório do periódico espanhol em São Paulo também garante que elas contarão com todo o apoio necessário do jornal, inclusive em casos de emergência.
Idiomas
A princípio, os pais se assustaram ao saber que nenhum professor estaria junto na empreitada. ;Eu não fiquei muito satisfeita, mas sei que não posso atrapalhar o sonho dela só porque não vai ter um adulto conhecido. Só que os professores também tinham que ser beneficiados. Sem eles, o jornal não seria possível;, argumenta Sebastiana.
A maioria dos professores do CIL nunca saiu do Brasil. Muitos são ex-alunos da instituição e, hoje, exercem a profissão no lugar onde iniciaram os estudos. ;Eu sempre falo para os meus alunos que a vida toda estudei em escola pública. Fui também aluna do CIL e hoje sou professora;, diz Marisa do Carmo. A professora acredita que contar aos alunos um pouco de sua trajetória é uma forma de incentivá -los nos estudos e mostrar a importância do conhecimento de uma outra língua.
No CIL do Gama, o curso de inglês ainda é o mais disputado entre os jovens. Larissa conta que, quando tentou a vaga no Centro, sua prioridade era o inglês. ;Era o meu grande sonho. Chorei quando não consegui. Só tinha vaga para francês e espanhol.; Hoje, ela não se arrepende da escolha pelo espanhol. A mãezona também aprova a decisão. ;Foi bom esse estudo, porque antes a Larissa achava que a avó dela falava errado. Hoje ela entende que quando a avó fala ;donde;, na verdade, ela tá falando é em outra língua;, brinca Sebastiana.
Já no caso de Bianca, o curso de inglês era um desejo de sua mãe. A vice-diretora garante que o perfil na escola tem mudado e a procura pelo espanhol tem sido cada vez maior. Hoje são cinco turmas, totalizando 1.400 alunos da língua hispânica no centro do Gama.
O número
1.400
Número de alunos atualmente matriculados no curso de espanhol do CIL
Confira o jornal feito pelos estudantes do CILG:
http://noticiasdarede.se.df.gov.br/wp-content/uploads/2010/05/19-5-EL_PAIS_FINAL3.pdf