O candidato à Presidência da República pelo Partido Socialismo e Liberdade (Psol), Plínio de Arruda Sampaio, participa de um debate roda-viva na Universidade de Brasília (UnB) na próxima quarta-feira (19/5). A convite do grupo ;Brasil e Desenvolvimento; (B), o evento será às 10h, no auditório Joaquim Nabuco, e é aberto ao público.
Plínio responderá a perguntas de quatro convidados e depois da plateia. De acordo com o integrante do B Gabriel Santos Elias, a iniciativa surgiu como uma forma do grupo atuar nas eleições deste ano. ;Nós achamos interessante fazer uma atividade na UnB que não fosse um palanque eleitoral, mas que servisse para aprofundar o debate sobre projetos para o Brasil e ajudar as pessoas a decidir sobre quem votar nas eleições de outubro;, explica.
O debate será transmitido pela UnBTV e pelo twitter do grupo (twitter.com/Bras_e_Des). No dia 8 de junho, será a vez da candidata pelo Partido Verde (PV), Marina Silva, ir à Universidade. O grupo negocia ainda a participação dos presidenciáveis Dima Rousseff (PT) e José Serra (PSDB).
50 anos de vida pública
Com mais de 50 anos na política, Plínio Arruda Sampaio é bacharel em Direito pela USP e mestre em desenvolvimento econômico internacional pela Universidade de Cornell (EUA). Foi deputado federal por três vezes e relatou o projeto de reforma agrária do governo João Goulart. Com o golpe militar, engrossou a primeira lista de cassados e foi para o exílio.
À época, o cargo de promotor público que exercia desde 1954 também foi cassado ; só sendo reconhecido novamente em 1984, quando foi anistiado e aposentado. Sampaio foi diretor de programas de desenvolvimento da FAO, órgão da ONU para agricultura e alimentação, trabalhando em todos os países da América Latina e Caribe. É também um dos fundadores do PT, deputado federal constituinte e se candidatou a governador em 1990 e em 2006, já pelo Psol. Atualmente, é presidente da Associação Brasileira de Reforma Agrária (ABRA).
Mais informações
http://brasiledesenvolvimento.wordpress.com