A Secretaria da Ordem Pública e Social (Seops), por meio da Subsecretaria de Defesa do Solo e da Água (Sudesa) e com parceiria de diversos órgãos, promove uma operação na manhã desta sexta-feira (14/5) para retirar cerca de 50 barracos de uma invasão na quadra QN 827 de Samambaia.
Não há previsão para o término da ação, iniciada às 9h. De acordo com a assessoria de imprensa da Seops, a operação ocorre após uma denúncia anônima e pode ser rápida ou durar o dia inteiro, dependendo da negociação com os donos dos barracos de madeirite. O órgão oferece caminhões de mudança aos moradores, e a Secretaria de Desenvolvimento Social e Transferência de Renda (Sedest) está no local para indicar e encaminhar pessoas que precisarem de albergues.
Durante o fim de semana, a fiscalização deve continuar para evitar que invasores retornem ao terreno. De acordo com a Seops, muitas pessoas que estão no local já tem cadastro e estão à espera de um lote, porém, eles deverem esperar ser chamados. A maioria também já mora ao redor da área com parentes.
A operação acontece em um terreno da Companhia de Desenvolvimento Habitacional do Distrito Federal (Codhab). Segundo a Seops, essa é uma área destinada a pessoas que esperam um lote há quase 30 anos e não a ocuparam, ainda, por motivos diversos.