A partir de hoje, Brasília vai receber um dos maiores eventos religiosos do país, o 16; Congresso Nacional Eucarístico. Até o próximo sábado, todos os bispos da igreja católica ; 300 no total, representantes de todas as dioceses do Brasil ; estarão na cidade para celebrar a fé na transformação do pão em corpo e do vinho em sangue de Cristo, ou, como os católicos nomeiam, o santíssimo sacramento do altar. O encontro deste ano tem como tema Fica conosco, Senhor! e deve reunir 300 mil pessoas, ao longo de quatro dias. O evento é realizado a cada cinco anos. A edição deste ano ocorre em Brasília em comemoração ao cinquentenário da capital. Haverá celebrações de missas, palestras, além de vários momentos de confraternização (Veja a programação completa).
O calendário de atividades será aberto hoje, às 9h, com a Jornada Sacerdotal ; evento destinado somente aos sacerdotes ;, no Ginário Nilson Nelson. Para o público, o encontro começa às 19h de hoje, no altar monumento, na Esplanada dos Ministérios, com o Anúncio do Jubileu e a celebração da santa missa. Amanhã, os bispos estarão espalhados pelas 122 paróquias brasilienses para celebrar missas. O cardeal Cláudio Hummes veio da Congregação para o Clero, em Roma, a pedido do Papa Bento XVI.
Polêmica
Além das demonstrações de fé, os religiosos vão manifestar à sociedade, por meio de palestras, as visões sobre temas polêmicos como o aborto, as pesquisas com células-tronco e a pedofilia. A programação contará, pela primeira vez, com um simpósio de bioética, que ocorrerá amanhã, das 8h às 17h, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães.
O arcebispo de Brasília, Dom João Braz de Aviz, acredita que esta é uma oportunidade para quebrar os preconceitos com relação às opiniões da Igreja. ;Queremos estimular um diálogo sincero com a população, em benefício de toda a sociedade. Muitos chamam a Igreja de dogmática ou usam até termos mais fortes, mas por preconceito. A intenção é enfrentar esses temas com seriedade e dar respostas sob o pensamento cristão;, explica Dom João. ;Vamos também levar a eucaristia para além da igreja, com as celebrações em praças e em vários outros locais;, complementa.
Segundo o presidente da Comissão Arquidiocesana de Bioética e Defesa da Vida e responsável pelo simpósio, padre Eduardo Peters, a oração do Congresso Eucarístico é um convite a todos para tornarem-se promotores da vida. ;A vida em plenitude passa pela defesa dos direitos, a vida da família e da dignidade da pessoa. Por isso, é vital esse simpósio dentro da programação do Congresso;, destaca. Ao todo, serão abertas 900 vagas para os interessados em participar dos debates. As inscrições podem ser feitas nas dioceses das regiões administrativas.
Os católicos acreditam que a reafirmação da presença real de Cristo no momento da eucaristia pode contribuir para uma sociedade mais justa e com valores mais humanos. ;Para muita gente, é apenas um símbolo, para nós, a transformação do corpo e do sangue de Cristo em pão e vinho é a verdade;, revela Dom João.
Durante dois anos, a aquidiocese de Brasília preparou-se para receber o evento. Funcionários, voluntários e todas as comissões da Igreja ajudaram na organização. Muitos fiéis se dispuseram inclusive a hospedar nas próprias casas os participantes do congresso. O encontro tem três objetivos principais: aprofundar a doutrina cristã sobre a eucaristia, prestar culto público ao santíssimo sacramento e confirmar a unidade da Igreja.
Origem
O Congresso Eucarístico ocorre a cada cinco anos e a última edição foi realizada em Florianópolis (SC). Brasília recebeu uma edição do evento em 1970. A origem da celebração tem raízes na Festa do Corpo de Deus (Corpus Christi), instituída pela Igreja na Idade Média. Quando surgiram dúvidas sobre a presença real de Cristo no pão e no vinho, muitos cristãos sentiram a necessidade de mostrar, em público, sua fé. Em 1246, na Diocese de Li;ge, na Bélgica, começou a celebração pública da eucaristia. Em 188, ocorreu o primeiro Congresso Eucarístico Internacional, na França. No Brasil, os Congressos Nacionais começaram na Bahia, em 1933.
Ponto a ponto
Dom João Braz de Aviz, arcebispo de Brasília.
Aborto
;Há uma discussão muito grande sobre os direitos do nascituro, se a vida é posse ou dom, se a criança no ventre da mãe é parte da mulher ou um ser independente. A Igreja defende que temos um novo ser, com direitos e deveres, no momento da concepção. A vida começa na fecundação. Se tudo ocorrer sem interferências, dali nascerá um ser humano, por isso a posição contrária ao aborto.;
Pedofilia
;A Igreja reconheceu a pedofilia. Durante muito tempo, protegeu-se os criminosos e não as vítimas. Essa admissão do problema vai trazer benefícios para a sociedade. A mídia, porém, não divulga que a pedofilia está, na maioria das vezes, dentro das famílias, porque isso não dá audiência.;
16; Congresso Nacional Eucarístico
Programação
Hoje
# Jornada Sacerdotal (evento fechado)
Horário: 9h às 14
Local: Ginásio Nilson Nelson
# Abertura oficial, com a santa missa
Horário: 19h
Local: Altar monumental, na Esplanada dos Ministérios
# Durante todo o dia
Adoração eucarística
Local: Catedral e Santuário de Adoração Perpétua (L2 Sul, Quadra 606).
Amanhã
# Simpósio teológico e de bioética: conferências, oficinas e painel de debates.
Horário: 8h às 17h.
Local: Centro de Convenções Ulysses Guimarães.
# Santa missa, palestras e momento artístico
Horário: 8h às 17h.
Local: Ginásio Nilson Nelson.
# Celebração em rito católico oriental ucraniano
Horário: 10h
Local: Paróquia Nossa Senhora do Lago, QI 3, Lago Norte
# Missa de solidariedade aos excluídos
Horário: 10h30
Local: Santuário Nossa Senhora de Fátima, 906 Sul.
# Celebrações eucarísticas presididas pelos bispos
Local: as 122 paróquias do DF
# Celebração em rito católico oriental maronita
Horário: 19h30
Local: Centro de Convenções Ulysses Guimarães
Dia 15 (Sexta-feira)
# Simpósio teológico e de bioética
Horário: 8h às 13h
Local: Centro de Convenções
# Celebração em rito católico oriental armeno
Horário: 10h
Local: Paróquia Nossa Senhora do Lago, QI 3, Lago Norte.
# Celebração em rito católico oriental melquita
Horário: 16h30
Local: Paróquia Nossa Senhora do Lago, QI 3, Lago Norte
# Santa missa com os jovens, seguida de vigília eucarística
Horário: 19h
Local: Esplanada dos Ministérios
Dia 16 (Sábado)
# Laudes solenes do clero
Horário: 8h
Local: Catedral Metropolitana de Brasília
# Santa missa de encerramento
Horário: 9h30
Local: Esplanada dos Ministérios
Todos os dias
# Feira católica, praça de alimentação e exposição de painéis artísticos
Local: Completo Cultural da República e Centro de Convenções Ulysses Guimarães