Jornal Correio Braziliense

Cidades

Servidores fazem manifestação em frente à Água Mineral

Os funcionários do MMA vão entregar uma lista de desvinculação de cargos e funções

Os servidores do Ministério do Meio Ambiente (MMA), que estão em greve desde 7 de abril, fizeram uma manifestação na manhã desta segunda-feira (10/05) em frente ao Parque Nacional de Brasília, mais conhecido como Água Mineral. O ato reuniu funcionários que querem a desvinculação das funções de fiscais ambientais e dos cargos comissionados. A categoria pede, dentre outras reinvidicações, a reestruturação da carreira.

O protesto começou por volta das 9h em frente a entrada do Parque, próximo a BR-040 (Epia). De acordo com a Direção Geral da Água Mineral, o ato ocorreu de forma pacífica. Eles também anunciaram que o parque continuará fechado.

Desde sexta-feira (07/05) da semana passada, a Associação Nacional dos Servidores da Carreira de Especialista em Meio Ambiente (Asibama) começou a reunir uma lista de assinaturas dos servidores que querem se desvincular. Segundo a presidente do Asibama, Lindalva Cavalcante, em torno de 50% dos funcionários do Instituto Chico Mendes do Distrito Federal irão entregar os cargos. Entre as assinaturas a do chefe da Área de Proteção Ambiental (APA) do Palácio Central.

Amanhã (11/05) deverá acontecer outra manifestação. Desta vez, eles seguem até o prédio sede do Ministério do Meio Ambiente para entregar à ministra da pasta, Izabella Teixeira, a lista de servidores que estão se desvinculando de suas posições. "Será a entrega simbólica das assinaturas nacionais e deve acontecer pela parte da tarde", explica Lindalva.