Jornal Correio Braziliense

Cidades

Saídão do Dia das Mães beneficia 855 presos do DF

O saidão dos presos que vão passar o Dia das Mães com a família começou na manhã desta sexta-feira (7/5). Ao todo, 855 detentos receberam o benefício. Eles deverão retornar ao cumprimento da pena na próxima segunda-feira (10), às 10h. As saídas temporárias ocorrem em datas comemorativas específicas, tais como Natal, Páscoa e Dia das Mães.

O benefício visa a ressocialização de presos, através do convívio familiar e é concedido apenas aos que, cumprem pena em regime semiaberto (penúltimo estágio de cumprimento da pena) com autorização para saídas temporárias e os que têm trabalho externo implementado ou deferido. Não têm direito à saída temporária os presos que estejam sob investigação, respondendo a inquérito disciplinar ou que tenham recebido sanção disciplinar.

O acompanhamento dos detentos durante o saidão fica a cargo da Secretaria de Segurança Pública, que encaminha lista com nome e foto de todos os beneficiados para o comando das Polícias Civil e Militar, a fim de que os mesmos possam ser identificados caso seja necessário. Além disso, agentes do sistema prisional fazem visitas aleatórias às residências dos presos para conferir o cumprimento das determinações impostas.