Jornal Correio Braziliense

Cidades

TCDF autoriza continuação de concurso para a Polícia Militar

O polêmico concurso da Polícia Militar do Distrito Federal, que exigia nível superior para o posto de soldado e que estava suspenso desde março do ano passado, está perto de chegar ao seu final. O Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF) julgou a ação, na última quinta-feira (29/4), e decidiu anular a suspensão do certame.

[SAIBAMAIS]Com a decisão do TCDF, agora os aprovados aguardam a continuidade do concurso. O Centro de Seleção e de Promoção de Eventos, da Universidade de Brasília (Cespe-UnB), deve lançar a próxima etapa para o processo seletivo da Polícia Militar, que vai divulgar a lista dos aprovados no exame psicotécnico, no Diário Oficial do DF. Só então os candidatos serão convocados para a próxima etapa.

Para eles, a expectativa é que a convocação venha a ocorrer ainda nesta semana. "Foi constatado que não houve fraude no psicotécnico e nenhuma irregularidade no teste de aptidão física. Não houve sombra de dúvidas", diz Enéas Filho, um dos membros da Associação dos Aprovados no concurso da Polícia Militar do DF.

Entenda a polêmica


2009
14 de janeiro - Publicado o Decreto n; 29.946 que altera a exigência de nível médio para superior na formação de soldados da PMDF.

26 de janeiro - Início das inscrições para o concurso de soldados. As 750 vagas oferecidas atraem cerca de 12 mil candidatos.

6 de abril - Impasse sobre a exigência de nível superior provoca suspensão da prova objetiva, marcada para 19 de abril.

6 de maio - Liminar judicial garante a continuidade do concurso e a prova objetiva é marcada para 13 de junho.

6 de agosto - Tribunal de Contas do DF determina a suspensão da seleção por tempo indeterminado por considerar ilegal as imposições do edital.

6 de novembro - Publicada a Lei Federal n; 12.086 que exige nível superior para soldados da PMDF, acabando com a ilegalidade da cobrança no concurso.

27 de novembro - Processo seletivo é retomado e é divulgado resultado da prova discursiva. São convocados candidatos aptos ao teste de aptidão física (TAF).


2010
21 de janeiro - Convocados os candidatos aprovados no TAF para exames médicos.

14 de março - Aplicada prova psicotécnica para aprovados no exame médico.

26 de março - Conselheiro do TCDF Renato Rainha envia um ofício ao Comando da Polícia Militar suspendendo o concurso.