Jornal Correio Braziliense

Cidades

DF tem primeira morte suspeita de dengue hemorrágica neste ano

Um comerciante da Asa Norte pode ter sido a primeira vítima de dengue hemorrágica em 2010 no Distrito Federal, informou nesta segunda-feira (3/5) a Secretaria de Saúde do DF. Carlos Lindberg Tolentino, 55 anos, morreu no último sábado (1;/5), no hospital ProntoNorte, com os sintomas da doença. Ele deixa mulher e duas filhas, uma de 25 anos e outra de 27.

Segundo a mulher de Carlos, ele procurou o hospital no dia 27 de abril sentindo os sintomas da doença, com as pernas bambas e dificuldade de respirar. Ele foi medicado e liberado, mas no dia seguinte voltou à unidade de saúde. Os médicos o internaram na UTI, devido ao quadro grave. No sábado, por volta das 17h20, ele faleceu.

O laudo com a causa da morte deve sair em dez dias. Agentes da Vigilância Epidemiológica visitaram a casa da vítima nesta segunda e não encontraram no local focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença. Carlos era dono de um bar, na mesma quadra onde morava, na 709 Norte.

Segundo a Secretaria de Saúde do DF, a região é problemática. A Asa Norte, onde fica a Vila Planalto, ocupa o segundo lugar em número de casos de dengue no DF, com 875 notificados e 724 confirmados. Nesta terça-feira (4/5), ações de prevenção devem ser feitas no local, como o fumacê.

No total, o DF registra 9.288 notificações, com 4.453 já confirmadas. A cidade com maior incidência é Planaltina, com 1.874 notificações e 1.090 confirmações. Até o momento, a secretaria confirmou dois óbitos por dengue clássica.