Domingo é dia de aproveitar a folga e ir à feira. Ontem, o brasiliense não fez diferente: resolveu encarar o calor e conferir as mercadorias das barraquinhas das feiras do Goiano (Ceilândia), do Guará e dos Importados (SIA). Apesar do movimento, os comerciantes que apostaram nas vendas para o Dia das Mães se frustaram.
As mercadorias especiais para elas já enchem os estoques, mas o freguês não chegou no ritmo desejado. Muitas pessoas ainda estavam em dúvida e outras nem sequer se lembraram que a data das mães é comemorada no próximo domingo. ;Hoje eu vim comprar para mim;, contou Raiane Milfont, 20 anos, emissora de passagens aéreas, completando: ;Ainda não sei o que dar para minha mãe, ela é complicada;.
Como as vendas para a segunda data mais lucrativa (1) do varejo ainda não tiveram impulso, o jeito foi tentar ganhar o cliente no grito. ;Vamos entrando e olhando o presente da mamãe!”, bradava Iolanda Ramalho. A vendedora da Feira dos Importados tinha a loja abarrotada de canecas, toalhas, cestas, sandálias, tudo estilizado para o dia especial. Mas ela calcula que, em três anos na mesma banquinha, nunca tinha visto um movimento tão fraco com a data já próxima. ;Mesmo assim, eu acredito que vai melhorar mais para o meio da semana;, animava-se.
Conhecidas pelos preços mais acessíveis e pela variedades de mercadorias ; de vestuário a móveis ;, as feiras são atrativas para quem procura um presente mais em conta. Os preços, afinal, podem variar, em média, de R$ 10 a R$ 500, dependendo do mimo escolhido. Assim, confiantes no seu público, os feirantes apostam no aquecimento das vendas a partir do meio da semana. ;Este ano o consumidor está mais cuidadoso, mas uma coisa eu digo: em 28 anos de Feira do Guará, o Dia das Mães nunca decepcionou, sempre tem um aumento de 10% nas vendas em comparação com o ano anterior;, destacou Aldir José de Andrade, 58 anos, vendedor de roupas de frio.
Estratégias
O gerente Ivani Vieira Diniz credita o retardo nas vendas ao feriado de 1; de maio, que fechou as portas de muitos estabelecimentos da Feira dos Goianos. ;Nós ficamos parados no feriado, por isso tinha gente que não sabia se ia abrir ou não no outro dia. Além disso, perdemos uma dia importante de vendas, que é o sábado. Quem saiu ganhando foram os ambulantes.; O artesão Ricardo Honorato concorda com Ivani, tanto que havia preparado um estoque de caixas enfeitadas para o Dia das Mães e conseguiu vender tudo no feriado, atingindo o público que encontrou as lojas fechadas na Feira do Goiano. ;Agora vou trabalhar mais, aumentar minha produção e aproveitar a data;, disse.
As lojas pouco movimentadas atraíram a carioca Cláudia Cristina Araújo de Paula, 40 anos. Devidamente familiarizada com o hábito brasileiro de deixar tudo para depois, ela antecipou as compras e saiu satisfeita com os produtos que encontrou, a preços acessíveis. ;Eu sempre compro antes porque não gosto de deixar para a última hora, além disso, os preços cabem no bolso. Deu para levar tudo o que eu queria.;
No intuito de seduzir mais fregueses como Cláudia e alcançar o crescimento de 6,65% nas vendas, conforme expectativa do Instituto Fecomércio DF, as feiras têm procurado chamar a atenção do consumidor. A Feira do Guará apostou em marketing, brinquedoteca e em reformas. ;Queremos atrair um público além daquele que já conhece a feira. Afinal, nossas mercadorias são 90% voltadas para o público feminino, por isso temos que trazê-las até aqui;, planejava Cristiano Dantas Jales, diretor-administrativo financeiro da Feira do Guará.
Já a Feira dos Goianos vai apostar em atrações culturais. Em um palco armado na calçada próximo ao local, artistas locais serão os responsáveis por atrair o público. ;Esperamos um crescimento de 30% nas vendas em relação ao ano passado;, estimava Hilton de Oliveira Costa, gerente da Feira dos Goianos.
1 - Cautela
O Dia das Mães é, geralmente, a segunda época mais lucrativa para o comércio, perdendo apenas para o Natal. Porém, para esta temporada, o comerciante preferiu optar pela cautela. Segundo levantamento feito pelo Instituto Fecomércio, menos da metade dos varejistas apostaram que as vendas de 2010 superariam as de 2009. ;O brasileiro está aproveitando o momento econômico do país para investir em bens duráveis, como uma televisão, por exemplo. Aí, deixa de lado o vestuário, que é o nosso forte;, justifica Cristiano Dantas Jales, diretor administrativo-financeiro da Feira do Guará.
O número
47,2% - Porcentagem de lojistas que acreditam que as vendas no Dia das Mães serão maiores que no ano passado