Jornal Correio Braziliense

Cidades

Começa neste sábado a vacinação de rebanhos contra a febre aftosa

Os rebanhos de bovinos e bubalinos do Distrito Federal começam a ser vacinados contra a febre aftosa neste sábado (1;/5). A primeira fase da campanha de vacinação ; a segunda acontece em novembro ; pretende imunizar mais de 97 mil animais, espalhados por 2.583 propriedades da região. A expectativa é de que 99% sejam imunizados.

Para adquirir as vacinas, cujo preço médio é de R$ 1,30, os produtores devem se cadastrar junto à Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), que faz o controle da campanha, por meio de um sistema integrado com as 31 lojas licenciadas que vendem as vacinas.

De acordo com a Seapa, os criadores que perderem o prazo deverão pagar multa de R$ 1,15 por cada cabeça de gado não imunizada. As vacinas possuem prazo de validade e não podem ser aproveitadas para a próxima campanha, sob risco de perder a eficácia.

O rebanho brasileiro é composto por 204 milhões de bovinos e pouco mais de um milhão de búfalos. Nesta etapa da campanha, 153,7 milhões de animais devem ser vacinados. No ano passado, o Ministério da Agricultura registrou cobertura vacinal média superior a 97%, em todo o país.

Febre aftosa

A febre aftosa é uma doença que atinge os animais e raramente contagia o homem. Seu contágio se dá através de infecção por vírus, ocorrendo principalmente nos animais de patas fendidas, como suínos, gado bovino, ovelhas, cabras e cervos. Após a infecção, é muito comum ocorrer epidemia.

Algumas das principais características da febre aftosa são a elevação súbita da temperatura corporal, o surgimento de bolhas na boca e em áreas mais delicadas da pele e a salivação excessiva.

Após o surgimento das erupções, estas tendem a crescer até sua ruptura. Consequentemente, torna-se difícil ao animal afetado se alimentar, uma vez que, com o tecido bastante lesionado, o processo passa a ser doloroso.

Uma outra característica da doença é fazer os tecidos moles da região inferior das patas se inflamarem. Isso torna o animal manco, podendo ainda, provocar danos na visão.