Jornal Correio Braziliense

Cidades

Hemocentro vai fazer coleta de sangue automatizada

A Fundação Hemocentro de Brasília inaugura na manhã desta quinta-feira (29/4) a coleta de sangue automatizada ; aférese. O novo serviço consiste na separação dos componentes do sangue por meio de equipamento específico.

O processo filtra o sangue total, resultando no chamado sangue raro para ser utilizado em pacientes com politraumatismo e com imunidade baixa.

A coleta por aférese é com material esterilizado e descartável, sem risco de contaminação. A máquina separa o sangue do doador, por meio de centrifugação, e retira somente as plaquetas, devolvendo as outras células ao doador. O sangue não entra em contato com a máquina. A doação dura aproximadamente 60 minutos.

Nesta quinta-feira também será inaugurada a biblioteca setorial da Fundação Hemocentro, destinada aos servidores, pesquisadores internos, acadêmicos da Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde (Fepecs), residentes e estudantes da Secretaria de Saúde. A biblioteca promoverá a integração de discussões sobre hematologia e hemoterapia em âmbito nacional e internacional, por meio do sistema de rede, bibliotecas virtuais, internet e publicações periódicas.