O governador do Distrito Federal, Rogério Rosso (PMDB), assinou um decreto, na manhã desta terça-feira (27/4), que autoriza o funcionamento das Unidades de Pronto Atendimento (Upas) do Recanto das Emas e de São Sebastião. A intenção é que a a Cruz Vermelha trabalhe como organização social ao lado do Governo do Distrito Federal, a fim de diminuir as demandas dos Postos de Saúde das duas cidades, ambas sem Hospitais Regionais.
A previsão é que as unidades de saúde comecem a funcionar em oito semanas ; tempo necessário para a parte burocrática. As Upas devem atender, por dia, cerca de 1 mil pessoas, o que corresponde a 90% da quantidade de pessoas que procuram os postos das cidades diariamente.
Rogério Rosso anunciou, ainda, a pretensão de descentralizar a saúde, dando mais autonomia aos diretores regionais. A intenção é agilizar aos serviços prestados pela Secretaria de Saúde do DF. Isso porque a proposta é que as regionais possam responder a questões mais simples, sem recorrer à secretaria, como, por exemplo, a compra materiais básicos para os Centros de Saúde. Rosso deu um prazo de 20 dias para que o funcionamento desse modelo seja estudado.