Jornal Correio Braziliense

Cidades

Polícia Ambiental apreende artesanato feito de animais silvestres

Nesta segunda-feira (26/4), por volta das 15h, policiais militares da Companhia de Polícia Militar Ambiental (CPMA) apreenderam vários objetos artesanais, que têm como matéria-prima, animais silvestres da fauna nativa.

Por meio de solicitação do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais - Ibama - a polícia chegou até seis homens: Maurício Farias dos Santos, 30 anos; Roberto da Conceição Santos, 29; Frederico dos Santos Eufrásio; João Paulo de Almeida Costa, 28; José Jefferson do Nascimento, 27 e Rizovaldo Trito dos Santos, 25.

De acordo com os policiais, os artesãos, que seriam andarilhos, declararam que toda a matéria-prima era coletada de animais já mortos que eles encontravam pelo caminho enquanto viajavam. O detalhe é que eles tinham em mãos penas de papagaio, flamingo e outras aves, dentes de javali, couro de jacaré, cobra e até a pele da cabeça de uma onça-pntada.

Todos foram autuados e encaminhados à Delegacia Especial do Meio Ambiente (DEMA), onde prestaram depoimento e serão liberados. O crime ambiental prevê pena de 6 meses a 1 ano de detenção e multa aplicada pelo Ibama.

Os seis assinaram um termo de compromisso que garante comparecimento quando forem convocados a depor. Ao juiz cabe a decisão da pena, que pode ser cumprida em serviços comunitários, e a fixação do valor da multa.