Nenhuma ocorrência grave foi registrada na Esplanada dos Ministérios na manhã desta quarta-feira (21/4), dia em que Brasília comemora o cinquentenário. A Polícia Militar, cujo posto central está localizado em frente ao Teatro Nacional, havia registrado dois furtos de veículo e uma briga que foi rapidamente controlada. Ninguém foi preso.
De acordo com a Secretaria de Segurança Pública, até às 11h30 11 crianças se perderam dos pais e somente quatro delas não haviam sido devolvidas. Os pequenos são levados ao posto da Vara da Infância e da Juventude (VIJ), localizada próximo a outros postos de atendimento à população (Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Secretaria de Segurança Pública e Polícia Civil), em frente ao Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. Lá é feito um cadastro e todos os menores ficam à espera dos pais.
O Corpo de Bombeiros registrou, até às 11h30, 54 atendimentos. A maioria das pessoas passou mal por desidratação e hipoglicemia. A coordenadora dos postos de atendimento de emergência da Secretaria de Saúde, Ana Tereza Santos, destaca que os pais estão levando as crianças à festa sem alimentá-las bem, antes. Três pessoas caíram e, apesar de não terem sofrido nenhuma fratura grave, foram levadas ao Hospital de Base do Distrito Federal (HBDF).
Segundo o cabo Sérgio, da PM, a expectativa é que a manhã seja tranquila por conta do público que está na Esplanada, famílias com crianças. No entanto, mais jovens e adultos devem participar da festa a partir das 16h, quando começam os shows nos palcos.
A previsão é de que a festa termine após uma queima de fogos à 1h30 de quinta-feira (22). O trânsito na Esplanada dos Ministérios, que está totalmente bloqueado a partir da Rodoviária do Plano Piloto, deve ser liberado entre 3h e 4h, ainda de acordo com a Polícia Militar.
Veja algumas dicas para quem quiser curtir a festa:
- beber água
- passar protetor solar
- levar óculos escuro, chapéu e guarda-sol
- ir bem alimentado e evitar comer coisas gordurosas