A movimentação nos hotéis de Brasília não aumentou com as comemorações do aniversário da cidade, nesta quarta-feira (21/4). A informação foi confirmada pelo Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares (Sindhobar). A expectativa é que o movimento seja menor, também nos bares e restaurantes da capital, devido aos poucos turistas que devem estar na cidade.
Em 2009, o feriado de 21 de abril alcançou cerca de 100% de lotação na hotelaria e um aumento de 20% no movimento de bares e restaurantes. No entanto, hoje há entre 50% e 60% dos hotéis ocupados.
O número diminuiu, em relação à segunda-feira (19/4), quando havia 65% dos estabelecimentos preenchidos, quantidade menor que em dias normais. ;Em uma semana comum, de segunda a quinta-feira, os hotéis costumam ter lotação de 100%, ou seja, a festa não trouxe pessoas e, além disso, aquelas que já costumavam vir, não vieram;, explica o Presidente do Sindhobar, Clayton Machado.
Bares e restaurantes
Durante o feriado do cinquentenário, os bares e restaurantes abrirão normalmente, de acordo com o horário de funcionamento de cada estabelecimento. Entretanto, Sindhobar-DF não tem grandes expectativas para a data.
Segundo Machado, o movimento dos bares e restaurantes é atrelado a hotelaria, e com a baixa ocupação deste ano, o movimento não deve aumentar. "Acredito que por conta dos acontecimentos deste ano, não haverá um movimento interessante para o feriado", explica.